O temporal que castiga a cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, desde a última terça-feira (15) está causando transtornos aos moradores locais. Além das perdas materiais, já foram registradas, até a tarde do dia 17/02, 114 mortes. Com o objetivo de ajudar a conter os danos, diversas seguradoras se mobilizaram.
Em parceria com a Tempo Assist, a HDI Seguros elaborou um plano de ação e se mobilizou para atender eventuais segurados que precisem dos serviços. A seguradora desenvolveu um processo de atendimento e regulação fast track que consiste em: Criação de ilha exclusiva de atendimento nas centrais de sinistro e assistência; acompanhamento dos acionamentos dessa região com concentração de prestadores designados para a ação de emergência; reboques do Rio de Janeiro foram deslocados para reforçar a frota local. Essa frota vai ficar em Petrópolis o tempo que for necessário para o melhor atendimento dos segurados; envio de um regulador para realizar a avaliação e definição do tipo de indenização. Para casos de veículos que não sejam Perda Total, o veículo será encaminhado para oficina.
Outra companhia que se disponibilizou para ajudar foi a Bradesco Seguros que informou, através de Rodrigo Herzog, superintendente executivo de sinistros da seguradora, que a companhia deu início a uma Operação de Apoio e agilidade na liquidação de sinistros, desenvolvida para quantificar e indenizar segurados envolvidos em tragédias naturais no menor prazo possível”.
Quem também mobilizou sua equipe de profissionais de salvamento para dar assistência às comunidades foi a Porto Seguro. A operação teve início na quarta-feira (16), com o envio de uma equipe especializada e veículos de resgate — três Marruás, caminhões utilizados em operações feitas em locais de difícil acesso, e uma moto aquática preparada para resgates em enchentes. A companhia deve atuar no resgate de automóveis e motocicletas, remoção de entulho, entre outras atividades para auxiliar os moradores da região.
Por sua vez, a Liberty Seguros está priorizando retirar os veículos danificados das vias públicas, a fim de facilitar o trabalho dos bombeiros, isso porque possui uma grande frota segurada no local. Para isso, a companhia está trabalhando com o prestador parceiro local e enviou reforços da capital para ajudar nos serviços. Também foi disponibilizado um atendimento ativo para abertura de sinistros e uma base de prestadores para qualquer emergência ou necessidade. Além disso, a equipe de Sinistros Auto, está em campo para iniciar o processo de regulação e agilizar ao máximo o processo de atendimento e definição do tipo de perda dos sinistros.
Já a Tokio Marine reforçou sua equipe de prestadores de serviços de assistência para a cidade, fazendo a remoção imediata dos veículos atingidos e realizando doação de água para a cidade. A companhia deslocou peritos para a região a fim de agilizar o processo de identificação e pagamento das Indenizações. Os veículos que tiveram alagamento completo estão sendo recolhidos diretamente e a partir desta quinta (17) já dará início à abertura dos processos para realizar a indenização imediata.
Como forma de agilizar os processos de sinistros ocorridos na cidade, a Allianz está disponibilizando uma estrutura especial de atendimento. As medidas tomadas pela empresa são para apoiar os segurados e facilitar as assistências e o pagamento de indenizações. A seguradora viabilizou Central 24h com atendimento diferenciado para a região; deslocou colaborador para apoiar na logística de assistência; enviou peritos próprios para os pátios onde os veículos sinistrados estão sendo direcionados; agilizará a análise e pagamento de sinistros de forma remota com analistas dedicados, os quais também estão entrando em contato proativamente com os clientes para abertura do sinistro; destinou uma frota de guinchos exclusiva para região; e instituiu um fluxo especial de comunicação entre a área de análise e a equipe Comercial para atendimento de corretores.
Em total solidariedade à situação de calamidade pública na região de Petrópolis (RJ) em decorrência do forte temporal da última terça-feira (15), a MAPFRE informa que ativou um plano emergencial para atender os clientes afetados. Até o momento, a companhia registrou 36 avisos de sinistros e 80 acionamentos de assistência. A ação integrada envolve as áreas de Provedores, Contact Center e Sinistros, com reforço dos atendimentos de peritos e inspetores visando acelerar a análise dos sinistros.
O plano de contingência desenvolvido pela MAPFRE conta com o monitoramento em tempo real dos prestadores de serviço para acompanhar a situação na região de Petrópolis. Outra ação realizada pela empresa foi o acionamento preventivo dos prestadores de serviço das cidades próximas, com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos clientes. Os riscos segurados na região estão sendo levantados para adiantar o processo de análise e para adoção de medidas de suporte aos clientes. Para os clientes impactados, a MAPFRE solicita que entrem em contato tanto pelo telefone gratuito 24h 0800 775 4545, quanto pelo WhatsApp (11) 4004-0101.