Notícias | 18 de fevereiro de 2022 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

Seguradoras se mobilizam para atender população afetada por tragédia em Petrópolis

Equipe de bombeiros trabalha na busca por vítimas das chuvas em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O temporal que castiga a cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, desde a última terça-feira (15) está causando transtornos aos moradores locais. Além das perdas materiais, já foram registradas, até a tarde do dia 17/02, 114 mortes. Com o objetivo de ajudar a conter os danos, diversas seguradoras se mobilizaram.

Em parceria com a Tempo Assist, a HDI Seguros elaborou um plano de ação e se mobilizou para atender eventuais segurados que precisem dos serviços. A seguradora  desenvolveu um processo de atendimento e regulação fast track que consiste em: Criação de ilha exclusiva de atendimento nas centrais de sinistro e assistência; acompanhamento dos acionamentos dessa região com concentração de prestadores designados para a ação de emergência; reboques do Rio de Janeiro foram deslocados para reforçar a frota local. Essa frota vai ficar em Petrópolis o tempo que for necessário para o melhor atendimento dos  segurados; envio de um regulador para realizar a avaliação e definição do tipo de indenização. Para casos de veículos que não sejam Perda Total, o veículo será encaminhado para oficina. 

Outra companhia que se disponibilizou para ajudar foi a Bradesco Seguros que informou, através de Rodrigo Herzog, superintendente executivo de sinistros da seguradora, que a companhia deu início a uma Operação de Apoio e agilidade na liquidação de sinistros, desenvolvida para quantificar e indenizar segurados envolvidos em tragédias naturais no menor prazo possível”. 

Quem também mobilizou sua equipe de profissionais de salvamento para dar assistência às comunidades foi a Porto Seguro. A operação teve início na quarta-feira (16), com o envio de uma equipe especializada e veículos de resgate — três Marruás, caminhões utilizados em operações feitas em locais de difícil acesso, e uma moto aquática preparada para resgates em enchentes. A companhia deve atuar no resgate de automóveis e motocicletas, remoção de entulho, entre outras atividades para auxiliar os moradores da região.

Por sua vez, a Liberty Seguros está priorizando retirar os veículos danificados das vias públicas, a fim de facilitar o trabalho dos bombeiros, isso porque possui uma grande frota segurada no local. Para isso, a companhia está trabalhando com o prestador parceiro local e enviou reforços da capital para ajudar nos serviços.  Também foi disponibilizado um atendimento ativo para abertura de sinistros e uma base de prestadores para qualquer emergência ou necessidade. Além disso, a equipe de Sinistros Auto, está em campo para iniciar o processo de regulação e agilizar ao máximo o processo de atendimento e definição do tipo de perda dos sinistros.

Já a  Tokio Marine reforçou sua equipe de prestadores de serviços de assistência para a cidade, fazendo a remoção imediata dos veículos atingidos e realizando doação de água para a cidade. A companhia deslocou peritos para a região a fim de agilizar o processo de identificação e pagamento das Indenizações. Os veículos que tiveram alagamento completo estão sendo recolhidos diretamente e a partir desta quinta (17) já dará início à abertura dos processos para realizar a indenização imediata. 

Como forma de agilizar os processos de sinistros ocorridos na cidade, a Allianz está disponibilizando uma estrutura especial de atendimento. As medidas tomadas pela empresa são para apoiar os segurados e facilitar as assistências e o pagamento de indenizações.  A seguradora viabilizou Central 24h com atendimento diferenciado para a região; deslocou colaborador para apoiar na logística de assistência; enviou peritos próprios para os pátios onde os veículos sinistrados estão sendo direcionados; agilizará a análise e pagamento de sinistros de forma remota com analistas dedicados, os quais também estão entrando em contato proativamente com os clientes para abertura do sinistro; destinou uma frota de guinchos exclusiva para região; e instituiu um fluxo especial de comunicação entre a área de análise e a equipe Comercial para atendimento de corretores. 

Em total solidariedade à situação de calamidade pública na região de Petrópolis (RJ) em decorrência do forte temporal da última terça-feira (15), a MAPFRE informa que ativou um plano emergencial para atender os clientes afetados. Até o momento, a companhia registrou 36 avisos de sinistros e 80 acionamentos de assistência. A ação integrada envolve as áreas de Provedores, Contact Center e Sinistros, com reforço dos atendimentos de peritos e inspetores visando acelerar a análise dos sinistros.

O plano de contingência desenvolvido pela MAPFRE conta com o monitoramento em tempo real dos prestadores de serviço para acompanhar a situação na região de Petrópolis. Outra ação realizada pela empresa foi o acionamento preventivo dos prestadores de serviço das cidades próximas, com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos clientes. Os riscos segurados na região estão sendo levantados para adiantar o processo de análise e para adoção de medidas de suporte aos clientes. Para os clientes impactados, a MAPFRE solicita que entrem em contato tanto pelo telefone gratuito 24h 0800 775 4545, quanto pelo WhatsApp (11) 4004-0101.

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