Uma reportagem divulgada pela CNN Brasil relatou um caso inusitado ocorrido em uma casa na cidade de Tulsa, nos EUA. Na ocasião, o imóvel foi destruído após um incêndio iniciado por um cachorro. Segundo o site, o animal mordeu uma bateria portátil de eletrônicos fazendo com que as faíscas criassem chamas em um colchão. A ação foi registrada por câmeras de segurança instaladas na casa que também flagraram outros animais fugindo do local. Em entrevista ao CQCS, especialista destaca ação da cobertura do Seguro Residencial diante a possibilidade de ocorrência de caso similar no Brasil.
O Seguro Residencial visa garantir a segurança do lar contra imprevistos, como incêndios, furtos, danos elétricos e até mesmo desastres naturais. O mesmo proporciona tranquilidade ao proprietário ou inquilino, cobrindo custos de reparos ou reposição de bens em casos de sinistros. Além das coberturas básicas, é possível adicionar ao produto proteções, como assistência 24 horas para serviços emergenciais e cobertura de responsabilidade civil.
Em entrevista ao CQCS, a Corretora de Seguros e Tecnóloga em Processos Gerenciais, Deisiane Ribeiro, destaca que caso tivesse ocorrido no Brasil, o incêndio causado pelo cachorro teria cobertura do seguro. “Foi acidental, mesmo que tenha sido causado por um animal de estimação. Inclusive, o Seguro Residencial possui uma extensão de Responsabilidade Civil para terceiros, constando dano causado por animal, funcionários e uma série de outras coberturas. Neste caso, só não teria cobertura se o dano fosse causado de forma proposital.”, disse.
A especialista frisa que a cobertura obrigatória para incêndio seria a mais indicada para o caso. Segundo Deisiane Ribeiro lembra que o Seguro Residencial é uma das mais importantes opções de proteção disponíveis no mercado, porém, muitas vezes não são requisitados por falta de informação. “Há quem diga que não é da cultura do brasileiro ter o seguro, sendo assim, algumas pessoas desconhecem, por exemplo, que é possível realizar a contratação de uma apólice do Seguro Residencial e pagar apenas R$ 100, 00 anualmente. É um produto extremamente barato e com uma proteção de suma importância para as residências”, destacou.
A Corretora lembra ainda que o Seguro Residencial oferece proteção a estrutura e conteúdo do imóvel, sendo a última mais usual tendo em vista que atua na proteção dos bens.
No que diz respeito ao incêndio causado por um cachorro nos EUA, ainda segundo a CNN Brasil, o imóvel foi completamente destruído pelas chamas. As imagens foram divulgadas pelo Corpo de Bombeiros local, no intuito de fazer um alerta à população sobre o perigo de deixar aparelhos eletrônicos próximos aos animais. Segundo as autoridades, baterias de lítio que, quando compactas, podem acumular muita energia e, no caso de mordidas, podem levar a faíscas, explosões e incêndios.