Notícias | 26 de agosto de 2022 | Fonte: CQCS Insurtech & Innovation

Patrícia Coimbra, VP de Capital Humano, Sustentabilidade e Marketing da SulAmérica, é convidada do Protagonismo Feminino 2.0 do CQCS Insurtech & Innovation

Patrícia Coimbra, VP de Capital Humano, Sustentabilidade e Marketing da SulAmérica, uma das convidadas para integrar o Protagonismo 2.0 do CQCS Insurtech & Innovation relatou que na SulAmérica, as mulheres são 64% da força de trabalho e ocupam 42% dos cargos executivos. “É o reflexo das ações internas que estamos promovendo ao falar sobre inclusão e diversidade”. 

“Estou muito empolgada para escutar e trocar conhecimentos com profissionais tão relevantes do mercado de seguros. Acredito que, com a presença de tantas pessoas diversas, o evento promoverá uma troca muito rica para empresas que buscam inovar e permanecer atentas aos grandes assuntos do mercado. Afinal, assim como todo o ecossistema corporativo, as seguradoras não deixam de se aprimorar e evoluir a todo momento”, Explica Patrícia. 

Reforçando a preocupação em promover o protagonismo feminino dentro da companhia, bem como a Diversidade e Inclusão, a SulAmérica anunciou recentemente a assinatura do compromisso do Movimento Elas Lideram 2030, promovido pelo Pacto Global da ONU. Com a assinatura, a companhia se compromete a ter 50% de mulheres em cargos de alta liderança até 2030.

A executiva aponta que o número de mulheres que ocupam cargos de liderança no mercado de seguros cresce gradativamente. “Quando pensamos no segmento de inovação, a tendência é que a participação feminina siga o mesmo ritmo”.  

Ela considera que a evolução foi reconhecida inclusive pelo mercado financeiro. A SulAmérica foi incluída no fundo de índices ELAS11, lançado em março de 2022, ETF que monitora 350 empresas listadas na bolsa brasileira, identificando aquelas com melhores índices de presença feminina no Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Diretoria, Comitê de Auditoria, dentre outros comitês. “Esse é um dos reconhecimentos que nos faz perceber que estamos no rumo certo em relação à equidade de gênero”. 

Patrícia afirma ainda que as empresas vêm reconhecendo cada vez mais a importância da contratação de profissionais de grupos minorizados em todos os cargos e segmentos. “Sabemos que empresas diversas são mais criativas e conseguem atender melhor às demandas de seus clientes, não é diferente no mercado de seguros”. A executiva lembra que, em uma área como inovação, cuja função é apresentar e desenvolver novas ideias que gerem valor de mercado, a presença de colaboradores diversos é fundamental.

A Vice-Presidente de Capital Humano, Sustentabilidade e Marketing da SulAmérica considera que o CQCS Insurtech & Innovation é relevante por si só já que atingiu o posto de maior evento de inovação em seguros da América Latina. “Por meio de práticas de inclusão do público feminino, ainda restrito neste mercado, o evento atravessa barreiras representativas e serve como exemplo para outras instituições que ainda não iniciaram esse movimento de equidade”, sentencia. 

Para ela, iniciativas como o Protagonismo 2.0 promovem visibilidade e permitem que profissionais extremamente qualificadas e competentes passem a ocupar espaços anteriormente reservados prioritariamente ao gênero masculino.  “Abraçando a causa, o CQCS Insurtech & Innovation abre portas para que mulheres abordem todos os temas relevantes do mercado e, com certeza, contribui significativamente para o posicionamento de grandes profissionais em suas carreiras”, afirma.

Patrícia considera que a visibilidade do evento influencia diretamente na presença feminina do setor. “Quando o CQCS Insurtech & Innovation oferece espaço para que essas profissionais se posicionem frente aos públicos de interesse do mercado, ele também abre novas oportunidades para que as mulheres realizem seus networkings e, possivelmente, atinjam ainda novas e diferentes empresas com este movimento tão relevante nos dias atuais”. 

Além disso, “quando existe a representatividade, outras mulheres se inspiram e entendem que também podem estar em posições mais altas dentro das empresas”, finaliza. 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN