Notícias | 29 de março de 2022 | Fonte: CQCS | Juliana Winge

Walessa Cardoso revela que área de Marketing pode fortalecer a inclusão das mulheres no Mercado de Seguros

Walessa Cardoso, gerente de Marketing da Icatu, construiu a carreira no mercado de seguros na Icatu. Ela entrou na empresa em 2005, como estagiária e foi se desenvolvendo profissionalmente, assumindo mais responsabilidades, sempre na área de Comunicação. Walessa é mais uma mulher homenageada pelo CQCS na sequência de matérias especiais sobre a participação feminina no mercado de seguros.

Walessa tem mais de 17 anos de experiência no mercado segurador liderando áreas de relacionamento, CRM e projetos de Analytics e cadastro. “O que me motiva no meu trabalho é escutar a voz do cliente e fazê-la ecoar por toda a companhia, compartilhando suas dores, expectativas, desejos e necessidades e pautando os nossos times para atender a esses anseios, colocando experiência do cliente como centro da nossa estratégia”, diz.

Ela conta gostar de trabalhar em uma área que está em constante evolução. “E que permite que a gente teste, experimente, mude e acompanhe os resultados a todo instante. Isso me desafia a cada dia aprender uma coisa nova, inovando e levando novas soluções para nossos clientes”, enfatiza.

Walessa disse acreditar que ocupar o cargo de Marketing de uma grande empresa ajuda a impulsionar outras mulheres.  Ela revelou que sua jornada foi inspirada por muitas mulheres e, por isso, disse esperar  poder impulsionar outras mulheres, sendo um exemplo de que é possível equilibrar carreira e família, mostrando que trabalhar com um propósito. “É o que vai trazer sentido e brilho nos olhos, tendo uma escuta aberta para acolher e muito energia para realizar projetos transformadores e continuar ajudando a empresa a crescer”, analisa.

Walessa revelou que na Icatu quase 90% da equipe de Marketing da Icatu é formada por mulheres. “Todas as lideranças do Marketing são mulheres e cada vez temos mais diretoras no corpo executivo da companhia”, ressaltou.

Ela diz que durante sua trajetória, vivenciou experiências ligadas a algumas áreas de produtos diferentes, como seguro de vida, previdência e capitalização. “Isso me permitiu ter uma visão bem abrangente sobre esse mercado e todos os desafios de levar proteção e planejamento financeiro para cada vez mais famílias brasileiras”, apontou.

Walessa disse ainda que gosta de dedicar o tempo livre para a família. “Sou casada com o Felippe e sou mãe do Théo, de 5 anos, e do João Pedro, de 1 ano. Passar horas de qualidade com eles é o que recarrega minha energia e o que me faz mais feliz. Amamos aproveitar o dia e a natureza e, quando estou com eles, a brincadeira é pra valer: gostamos de correr, jogar, pintar e contar histórias”, revelou.

Ela contou que a maternidade e a independência financeira foram suas principais conquistas. Aos 27 anos Walessa tornou-se líder de área. “O fato de ser jovem e já ter grandes responsabilidades foi um desafio. Mas eu sempre tive muita clareza sobre os meus objetivos, acreditei no meu potencial e busquei muito conhecimento para me desenvolver na carreira”, ressaltou.

Depois do nascimento do primeiro filho, Walessa viveu o desafio que é vivido por todas as mães: conciliar carreira e maternidade. Ela conta que sempre teve uma boa rede de apoio e conversas francas sobre a importância do trabalho em sua vida. “Eu realmente sou apaixonada pelo que eu faço e saio de casa todas as manhãs falando para os meus filhos que o meu trabalho faz a diferença na vida de muitas pessoas e ajuda a transformar o mundo em um lugar melhor”, enfatizou.

Para ela, a área de Marketing pode fortalecer a inclusão das mulheres no mercado de seguros já que a visão de que o mercado financeiro é exclusividade do universo masculino é coisa do passado, e o Marketing tem o papel fundamental de reconhecer e apoiar o protagonismo das mulheres quando o tema é investir no futuro e na proteção familiar. “Não é só fazer um post “cor de rosa” e continuar abordando o assunto da mesma forma. Precisamos de fato trazer representatividade e pluralidade, colocando mulheres empoderadas para falar sobre esses temas, em um ambiente acolhedor e convidativo para inspirar outras mulheres”, diz.

Walessa disse acreditar na análise de dados para geração de novos negócios, ações preventivas e suporte à tomada de decisão. “Há quase 10 anos venho trabalhando na evolução dos dados para gerarmos planos de ação estruturados que impactam nas alavancas de crescimento do negócio”, garante.

Ela diz que em 2021 conseguiu implementar as primeiras ações geradas a partir dos dados, com grande impacto no negócio da seguradora. “Esse resultado, sem dúvida, foi um momento marcante e especial para mim, profissionalmente”, afirma.

Para ela, o futuro das mulheres no mercado de seguros já que, em previdência, por exemplo, as mulheres ainda são minoria em quantidade (44% do total), mas esse percentual vem crescendo ano após ano, o que mostra que cada vez mais mulheres com poder de decisão na hora da compra, se preocupando com o bem-estar da sua família. “Quando olhamos para o valor investido por elas, a representatividade ainda é bem menor em comparação aos homens, sendo de apenas 35% do total. Isso mostra que ainda temos um grande desafio nesse sentido, visando ampliar o conhecimento e confiança das mulheres para ocuparem esse espaço”, analisou.

Por isso, Walessa disse ver, cada vez mais, mulheres em posições de destaque, liderando grandes empresas e ocupando lugares antes só ocupados pelos homens. “Quanto mais as mulheres se apoiarem e estiverem juntas, maior será a nossa força. Portanto, meu recado para as mulheres é: usem essa força que só a gente tem e não deixem os seus sonhos em segundo plano! Invistam nos seus objetivos, façam alianças estratégicas, aprendam o máximo de coisas possíveis, desaprendam tudo que possa atrapalhar e conquistem o mundo”, sintetizou.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN