Notícias | 27 de julho de 2023 | Fonte: CQCS| Karem Soares

Sucesso do CQCS Insurtech & Innovation 2023 destaca a transformação da inovação em seguros


No dia 26 de Julho aconteceu o segundo dia do CQCS Insurtech & Innovation 2023, o Maior evento de inovação em Seguros da América Latina. O evento teve publico recorde de 2.400 congressistas, mais de 40 CEO’s; 144 palestrantes; 48 painéis e cerca de 90 patrocinadores, além de muitos investidores, insurtechs, seguradoras e Corretores de Seguros. Nesta quarta-feira o evento foi marcado por inúmeras homenagens e o anúncio dos vencedores do 1º Prêmio BB Seguros de Inovação, além da participação de diversos nomes importantes do mercado de seguros mundial que destacaram a transformação da inovação em seguros. 

Gustavo Doria Filho, fundador do CQCS, iniciou seu discurso enaltecendo o tema do evento. ”Estamos aqui para mudar o planeta! A gente veio aqui para garantir, pensar e garantir o planeta mais equilibrado, e proporcionar a proteção para todos! O seguro é sexy! Você que não explica direito! Como o CQCS consegue fazer essa conexão, com mais de 2 mil pessoas participando do evento. Agradeço a todos que participaram e se conectaram conosco”.

Em seguida, o CEO da BB Seguros, Ullisses Assis, falou sobre inovação, no investimento em analytics e divulgou os resultados em volume de prêmios, na venda de seguros fora do canal BB. “Precisa ter transparência na gestão. Inovação não se resume só em tecnologia. Percebemos o crescimento em distribuir em novos canais fora do Banco do Brasil, e está em ser capaz de enxergar dentro da sua empresa, potenciais de novos negócios e algo que esteja sendo transformação digital, venda nos canais digitais fora do BB, e emitimos 1 bilhão de prêmios fora do canal BB. Só funciona trabalhar com a experiência do cliente, se a gente tiver interesse genuíno. Mudamos todas as regras de relacionamento com o cliente, investimos pesado em Analytics. Vendemos mais de 4 bilhões em prêmios, através da inteligência analítica”.

Pedro London, diretor executivo do CQCS, exaltou a qualidade dos projetos apresentados durante a seleção das empresas participantes do Prêmio BB Seguros de Inovação. “Foi um em um curto espaço de tempo, tivemos uma super adesão e os jurados passaram dificuldade para escolher. Foram muitos projetos excelentes com soluções adequadas para o mercado de seguros. Tivemos as inscrições, selecionamos cinco startups, que se apresentaram no Demostage”.

A entrega do 1º Prêmio BB Seguros de Inovação, contemplou os três melhores projetos das empresas inovadoras: A Terceira colocada, que conecta pacientes de câncer com sua rede de apoio, foi a Wecancer. A segunda colocada foi a empresa Daoura, com ideia inovadora de analisar o sentimento dos clientes nas inovações digitais. A primeira colocada foi a startup apresentou um modelo de subscrição e análise de risco, voltado para as seguradoras, a grande campeã foi a DiretrixOn!

Após a entrega da premiação, aconteceu a apresentação do do presidente e CEO da eBaotech, Woody Wo. O executivo afirmou que o evento trouxe pessoas interessantes e uma energia que leva todos para frente. Ele explicou sobre a motivação sobre fazer o seguro ser mais fácil. “Já participei de várias conferências, e essa foi a melhor que participei na vida. Eu amo o Brasil, eu amo São Paulo. Como a tecnologia pode fazer o seguro ser mais fácil e mais sexy. Ainda há muito trabalho a ser feito. Como fazer isso? Todas as indústrias, todos os lugares que têm indústria, devem ser acessíveis pelas seguradoras. Se conectarmos os seguros, podemos obter um crescimento positivo”.

Piet Hein, fundador do aplicativo Clear.bio, iniciou sua palestra especificando como a inteligência artificial pode auxiliar na melhoria da vida das pessoas. “Nós teremos agora um aquecimento mental. Podemos ajudar pessoas com dados, não com remédios. Como a inteligência artificial pode ajudar a melhorar a vida dos consumidores, a ter uma melhor saúde. Pacientes reais e condições reais. Vamos falar de diabetes. São 20 milhões de pacientes com diabetes no Brasil. Um a cada 10 brasileiros possuem diabetes. Isso é algo que possui o conceito no estilo de vida. Sou fundador e CEO da Clear.Bio, uma startup de saúde da Holanda, e nos especializamos em nutrição especial, usando técnicas em tempo real. É possível inserir os alimentos no aplicativo e avaliar sua pontuação. Com o Clear.Bio, é possível analisar sua pontuação, em tempo real”.

Aubrey Kipp alertou para o aumento das catástrofes climáticas e o cuidado das seguradoras em analisar esses dados, junto ao gerenciamento de riscos. Trazemos uma visão muito única da indústria de software para as seguradoras. Hoje, a Guidewere tem 500 milhões de dólares em apólice. Isso nos dá uma perspectiva diferente, de como isso nos motiva. Fora do Brasil, estamos vendo o mundo queimando. Vocês viram o que está acontecendo na Grécia? Globalmente, estamos vendo uma crise climática acelerando. Tirando a política, existe uma mudança climática e os desastres climáticos estão afetando as análises Embbeded. Nos últimos dois anos, tivemos muitas perdas catastróficas. Incêndio na Europa, nos Estados Unidos, os desastres estão aumentando. Em 2020, esse número triplicou.  Foram U$S 22 milhões de dólares em desastres. E esse fenômeno está aumentando a pressão nas seguradoras. Quando você acrescenta a inflação social às moedas de câmbio, as companhias de seguros estão obrigatoriamente, tendo que acelerar os dados analíticos”. 

Em seguida, o diretor de desenvolvimento de negócios internacionais e a diretora de marketing internacional para sinistros, Jaime Silvela e Irene Castelanotti, falaram sobre Inovação Sustentável – Como a IA está transformando o setor de seguros. Silvela explicou sobre o trabalho da Inteligência Artificial na sustentabilidade.” É realizado um trabalho mais repetitivo em conexões. Como a exposição do planeta tem efeitos evidentes. Eva representa o serviço da Inteligência Artificial, esteja a serviço da sustentabilidade, para uma vida sustentável. Qual é o vínculo entre a IA e a sustentabilidade. Como vimos com Wally e Eva, há uma interconexão. A IA é um recurso que auxilia nos desenvolvimentos sustentáveis no planeta”.  Ao complementar a apresentação, Irene Castenlanhotti compartilhou informações sobre o impacto da Inteligência Artificial em projetos no meio ambiente. “Para 2030, os projetos da IA aplicados ao meio ambiente, vão reduzir o carbono em 4,9%. No Brasil, os números são bons. Esse é um dos motivos que a Solera investe no país”. 

Linne Zeldenryk., chefe global de serviços financeiros go-to na Amazon Web Service, concluiu que a Revolução Industrial do Seguro, tema da sua apresentação, apresentou mudanças significativas no ambiente corporativo. Nesses seis curtos anos passamos por transformações. Isso não aconteceu somente no seguro, mas no mercado financeiro. A NASDAQ anunciou esse ano o primeiro trabalho a ser entregue na AWS. Empresas estão transformando os seus mercados constantemente. Em termos de seguros, todos os trabalhos estão sendo transformados. Há seis anos, posso afirmar que insurtechs e as fintechs não estavam com a maturidade que possui hoje. Vimos nesses últimos anos, essa transformação se estender para os clientes corporativos”. 

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