Nesta quarta-feira (26), findou-se o CQCS Insurtech & Innovation 2023, o maior evento de Inovação em Seguros da América Latina. Realizado no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo (SP), o encontro reúne as principais lideranças do Mercado de Seguros trazendo conteúdo de qualidade e diretrizes sólidas para o ecossistema de inovação.
O terceiro painel da sala Sergio Villas Boas teve como tema “Dados como instrumento de otimização de produtos” e contou com as participações de José Felix, Gerente Executivo da Infocar, Marcio Paes, CEO da Sistran e Roberta Grünthal, Superintendente de TI da BB Seguros.
“A fidelidade do segurado depende de ofertas aderentes e customizadas. Depende de uma venda consultiva personalizada, através de um corretor que esteja preparado e subsidiado por uma seguradora. E que através do seu data science, consiga fazer a área de produtos assegurar o que o segurado tem como maior necessidade.” afirmou Marcio Paes.
José Felix reforçou sobre a necessidade de utilizar os dados coletados com o objetivo de compreender o consumidor e suas necessidades, para, então, desenvolver ou ajustar produtos que condizem com as especificidades do segurado. “É preciso entender o perfil do consumidor com clareza, com detalhe, utilizando todas as informações disponíveis.”
Roberta Grünthal abordou a importância de ter uma equipe preparada para análise de dados, visando a otimização das decisões. Além disso, ratificou as falas dos colegas painelistas no que tange ao conhecimento profundo do perfil do consumidor, através da coleta e análise precisa dos dados. “A partir da otimização dos dados, a gente começa a melhorar a jornada. Melhora o contato com o cliente, tirando ele desse lugar de apenas cliente e chamando-o pelo nome. A gente manda uma mensagem mais assertiva, mais coerente com o perfil dele. Com os dados a gente testa o que faz e traz mais valor.” finalizou a Superintendente de TI da BB Seguros.