Notícias | 2 de maio de 2024 | Fonte: ITG/Nordica

O Híbrido é o novo moderno? veja estratégias práticas para migrar para a nuvem

No cenário corporativo atual, a dependência dos dados é um ponto crucial, especialmente quando se trata de impulsionar a Inteligência Artificial (IA) e a análise de dados. Uma recente pesquisa conduzida pela Alteryx¹, plataforma de IA e Analytics revendida pela NORDICA, explorou o estado atual da evolução em direção a uma “infraestrutura de dados moderna”.

O que é uma “infraestrutura de dados moderna”?

Segundo a pesquisa, trata-se de uma base em nuvem equipada com ferramentas flexíveis e modulares, capazes de lidar com uma variedade de fontes de dados, desde dados tradicionais até informações geradas em tempo real, como aquelas provenientes da Internet das Coisas (IoT). No entanto, surpreendentemente, apenas uma pequena parcela dos líderes de TI (10%) afirmou possuir uma infraestrutura tão avançada.

A pesquisa revela um cenário complexo: embora a nuvem seja reconhecida por suas vantagens em eficiência, flexibilidade e disponibilidade, a grande maioria das organizações (73%) ainda opera em ambientes on-premise ou híbridos. No entanto, isso não é necessariamente um obstáculo, especialmente na era da IA e da análise de dados.

A estratégia de “análise híbrida” permite que as empresas tirem proveito dos pontos fortes tanto da nuvem quanto do ambiente local. Isso é particularmente relevante considerando que muitos processos críticos ainda permanecem em ambientes locais.

Para as organizações que estão considerando a migração para a nuvem, a Alteryx sugere algumas estratégias práticas:

1.Transição dos analytics assets para a Nuvem: mova os analytics assets do ambiente local para a nuvem, começando pela migração do ambiente de execução. Mantenha a criação no ambiente local para garantir a familiaridade dos usuários e ofereça flexibilidade na execução com base nas necessidades de carga de trabalho.

2. Gerenciamento e Integração de Dados Deliberados: implemente integração de dados alinhada à arquitetura nativa de nuvem, com um gerenciamento centralizado de conexões que ofereça segurança robusta e integração contínua.

3. Priorize a Segurança dos Dados: mantenha a segurança dos dados como prioridade, implementando soluções de integração que garantam a proteção dos ativos durante a transição para a nuvem.

Embora a jornada para a nuvem possa apresentar desafios, a pesquisa da Alteryx indica que as abordagens híbridas são viáveis e, em muitos casos, ideais para executar estratégias de dados, IA e análise empresarial. Como mencionado pelo autor Dave Vellante, “IA + dados + economia de escala determinarão a estrutura fundamental da indústria nos próximos anos”.

Saiba mais aqui sobre a Plataforma Alteryx!

Referências:
¹ https://www.alteryx.com/blog/the-data-stack-in-the-age-of-generative-ai

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN