Notícias | 23 de janeiro de 2024 | Fonte: CQCS | Barbara Maria

Solução da ITG padroniza e facilita a elaboração do Relatório Consolidado Prudencial SUSEP, que tem prazo de entrega em Abril

O Relatório Consolidado Prudencial, entrega que deve ser feita anualmente por seguradoras, sociedades de capitalização, resseguradores locais e entidades abertas de previdência complementar, diz respeito ao estabelecimento de regras que visam resguardar a solvência das sociedades e entidades supervisionadas pela Susep. A próxima data de entrega está próxima e será em 15 de abril de 2024.

Para auxiliar as empresas na elaboração desse relatório, a ITG, empresa do mesmo grupo da Nórdica, desenvolveu o Módulo PSI – Prudencial Susep ITG.  

De acordo com Nara Miranda, executiva da ITG, o Módulo PSI foi desenvolvido para ser usado de duas formas: os dados podem ser extraídos e consolidados a partir do sistema contábil ou a inclusão pode ser feita de forma manual no módulo. “Em ambos, os dados ficam armazenados e disponíveis para eventuais consultas de forma padronizada. Uma das vantagens da extração e consolidação de dados é que a atualização e o acompanhamento pode ser feito mensalmente, o que torna o processo de entrega mais eficiente”, avalia. 

A elaboração do Relatório Prudencial contém informações consolidadas de várias empresas que, na maioria das vezes, possuem configurações diferentes. Também existem informações adicionais que devem ser consideradas como, por exemplo, as eliminações dos saldos existentes ou transações realizadas entre as empresas do grupo.

“A automação de processos e otimização do tempo, são itens importantes na contabilidade, para que haja produtividade e qualidade nas entregas. Considero que a consolidação e a integração de informações de várias empresas é uma atividade que precisa ser rápida e objetiva, mas hoje observamos que, na maioria das vezes, são desempenhadas manualmente”, completa Nara. 

Alguns dos principais temas tratados no contexto da Regulação Prudencial são Provisões Técnicas, Ativos, Requerimentos de Capital, Governança, Gestão de Riscos, Controles Internos e Contabilidade. 

“A utilização do Módulo PSI, para a entrega do Relatório Prudencial, além de padronizar o processo de consolidação, bem como a geração dos arquivos de entrega, são algumas das principais vantagens do Módulo para as Seguradoras”, finaliza a executiva. 

Conheça mais sobre o PSI através do link: https://www.itg.com.br/prudencial

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN