Notícias | 19 de janeiro de 2024 | Fonte: CQCS | Nicholas Godoy

Com nova central de monitoramento, Sompo inova na área de gerenciamento de riscos no setor logístico

Sompo Seguros S.A, subsidiária da Sompo International, anunciou o lançamento da nova infraestrutura de sua Central de Monitoramento, visando dobrar a capacidade de acompanhamento em tempo real de cargas. Com um andar exclusivo de aproximadamente 655,72 m², a expansão proporcionará maior eficiência na resposta a situações de roubo e acidentes, preservando tanto os bens transportados quanto as vidas envolvidas. Em 2023, a seguradora monitorou cerca de 205 mil viagens, totalizando R$ 114 bilhões em cargas seguradas.

A Central de Monitoramento própria da Sompo Seguros foi criada em 2017 e oferece uma infraestrutura onde empresas parceiras de monitoramento de carga alocam equipes exclusivamente para atender os segurados da companhia. Isso resulta em maior assertividade na resposta, alcançando índices significativos de recuperação de cargas. Em 2023, o índice de recuperação atingiu 52% com medidas de pronta resposta.

Adailton Dias, diretor Executivo de Produtos e Resseguro da Sompo Seguros, destaca que a empresa é líder no segmento de Seguro de Transporte há seis anos consecutivos, atendendo diversos setores, como Automobilístico, Varejo e Mineração. A nova infraestrutura, composta por instalações modernas, permitirá expandir o serviço de monitoramento de carga dedicado, fortalecendo as estratégias de gerenciamento de riscos da companhia.

Adriano Yonamine, diretor de Transporte da Sompo Seguros, destaca que o investimento atende à alta demanda por consultoria em gerenciamento de riscos em transporte. Com a capacidade dobrada, a empresa pretende ampliar o alcance da solução para mais clientes, contribuindo para o crescimento sustentável – “Em 2023, alcançamos quase o pleno funcionamento do serviço de monitoramento de carga. Com a capacidade dobrada, teremos condições de ampliar o alcance da solução para mais clientes” – comenta

A Central de Monitoramento conta com equipes de empresas parceiras que monitoram as operações logísticas dos clientes, disponibilizando o monitoramento de carga em tempo real. A empresa atua em conjunto com corretores de seguros para oferecer a melhor solução em termos de cobertura e práticas de gerenciamento de riscos. A redução de sinistros registrada na Central de Monitoramento até outubro deste ano foi de 50%.

Além do monitoramento, a Sompo Seguros oferece serviços diferenciados, como o trabalho de Assistência a Carga e Descarga realizado pela Sompo Service. Essa empresa subsidiária atua na vistoria e assistência a carga e descarga em operações de transporte de carga aérea ou marítima, contribuindo para a preservação da integridade da carga.

Vanderson Santos Gomes, gerente técnico de Gerenciamento de Riscos de Transporte da Sompo Seguros, enfatiza que a equipe da Central de Monitoramento vai além da recuperação de cargas, buscando também mitigar riscos e reduzir os índices de sinistros – “Na verdade, a essência da área é contribuir para mitigar riscos e reduzir os índices de sinistros. Até o mês de outubro deste ano, por exemplo, os sinistros registrados dentro da Central de Monitoramento tiveram uma redução de 50%”.

Vanderson destaca também, que o monitoramento de carga não se restringe à prevenção de roubos, abrangendo também acidentes e intercorrências logísticas. Além de combater efetivamente roubos, sua função inclui a resposta rápida a derramamentos e emergências durante o transporte. Essa abordagem ampla posiciona o monitoramento como peça fundamental no Plano de Gerenciamento de Riscos, com o objetivo de preservar tanto os bens transportados quanto a segurança das pessoas envolvidas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN