Notícias | 7 de março de 2024 | Fonte: CQCS | Nicholas Godoy

Sompo recebe reconhecimento por Saúde Emocional e Melhores Práticas no Trabalho em Pesquisa do Great Place to Work

A Sompo foi agraciada com dois reconhecimentos significativos relacionados à saúde e bem-estar dos colaboradores pelo Great Place to Work (GPTW). A empresa está entre as sete Empresas Destaque na área de Saúde Emocional, entre todas as certificadas em 2023. Além disso, a seguradora está entre as 20 Grandes Empresas premiadas na categoria Melhores Práticas – Jornada de Trabalho Flexível 2023, em uma pesquisa que analisou as práticas de aproximadamente 600 empresas.

Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo, ressalta que a Companhia mantém suas políticas bem estruturadas que visam proporcionar a melhor experiência possível e acompanhamos regularmente os resultados, buscando a melhoria contínua. Contribuindo para fortalecer a cultura, criar um clima organizacional saudável e desenvolver relações de confiança, que são fundamentais para o crescimento sustentável do negócio – “Acreditamos que as pessoas são essenciais para a qualidade da entrega e os resultados da empresa”.

Saúde Emocional

A estratégia de saúde organizacional da Sompo é orientada pelo “Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar: Você na Sua Melhor Versão.” Esse programa visa potencializar o empoderamento das pessoas para gerenciarem sua própria saúde e é dividido em ações que incentivam rotinas de saúde preventiva, hábitos para promover a saúde mental e financeira. Essas iniciativas garantem consistência e coerência nas ações de saúde organizacional, refletindo o compromisso com o bem-estar dos colaboradores da Sompo. Além disso, a empresa oferece assistência médica, telemedicina, apoio às gestantes, pessoas com doenças crônicas e hospitalizadas, entre outros benefícios.

Somente em 2023, o Programa de Qualidade de Vida da Sompo registrou cerca de 1,5 mil participações em palestras e lives sobre diversos temas relacionados ao bem-estar e saúde mental e emocional, 899 atendimentos de quick massage e apoiou três corridas e caminhadas com um total de 135 participantes. A empresa também disponibiliza 12 vídeos com trilhas de mindfulness na Sompo Academy, a universidade corporativa da companhia.

Um dos diferenciais do Programa de Qualidade de Vida é a equipe de gestão de saúde, composta por um médico (com especialização em psiquiatria), um fisioterapeuta e acupunturista e um técnico de enfermagem. Juntos, esses profissionais realizaram mais de 3,2 mil atendimentos, contribuindo também para ações preventivas voltadas a um grupo de cerca de 700 pessoas em 2023.

Um benefício de destaque é a flexibilidade para profissionais que se tornam pais. A licença-maternidade é estendida para seis meses e a licença-paternidade para 20 dias. No caso das gestantes, assim que comunicam a gestação, seu modelo de trabalho se torna 100% remoto, estendendo-se até o 12º mês de vida da criança. Essa flexibilidade tem um impacto positivo relevante tanto na saúde do bebê quanto da mãe, devido às necessidades específicas de cuidados nos primeiros meses e aos desafios de conciliar maternidade com vida pessoal e profissional. Já os profissionais que se tornam pais também passam a trabalhar 100% remotamente do primeiro ao 12º mês de vida da criança desde 2022. A empresa entende que é um movimento importante para a equidade de gênero, em relação à corresponsabilização nos cuidados com a criança. Vale ressaltar que esses benefícios se aplicam a qualquer situação de parentalidade, incluindo pais adotivos ou não adotivos, e casais homoafetivos.

Celso Ricardo Mendes, diretor Executivo da Sompo, explica que o GPTW é uma organização reconhecida mundialmente, e ter a comprovação de que nossas práticas estão entre as de destaque no país mostra que estamos no caminho certo – “Esses dois reconhecimentos, baseados em uma análise estruturada de dados, são de extrema importância”, destaca

Além desses, ele complementa que cuidar das pessoas está no DNA da Sompo. Sendo importante que os profissionais estejam felizes e satisfeitos no ambiente de trabalho, tornando a Companhia uma referência em saúde, qualidade de vida, bem-estar e segurança.

Flexibilidade

A Sompo mantém um modelo de trabalho híbrido e horários flexíveis desde o fim do período de distanciamento social decretado devido à pandemia, quando o trabalho remoto era 100%. Esse modelo permitiu flexibilidade na rotina, beneficiando tanto os colaboradores quanto o meio ambiente.

No Censo Sompo de 2023, constatou-se que 35% dos colaboradores usam carro e 54% usam trem, metrô e/ou ônibus no trajeto para o trabalho. Dos entrevistados, 43% gastam cerca de duas horas no deslocamento de ida e volta para o trabalho, e 27% gastam mais de três horas nesse trajeto. A redução no número de idas mensais ao escritório otimizou o tempo de deslocamento, que passou a ser dedicado a atividades pessoais, cursos de aprimoramento e mais tempo com a família. Esse comportamento também tem um impacto positivo ao contribuir para que menos pessoas precisem se deslocar diariamente por qualquer meio de transporte.

“A conquista desses reconhecimentos é uma validação significativa de nosso compromisso com a saúde emocional e o bem-estar das pessoas”, destaca Roberta Caravieri, diretora de RH da Sompo, quando menciona como o resultado reflete o impacto positivo das práticas voltadas para a qualidade de vida e evidencia que a Sompo está construindo um ambiente de trabalho verdadeiramente saudável e acolhedor.

Através disso, ela firma que a Sompo acredita no cuidado e no bem-estar sendo fundamental para o desenvolvimento sustentável do negócio e para a realização profissional e pessoal de cada integrante da equipe. As ações desenvolvidas como parte do programa são a materialização dessa crença – “Mais do que um simples conjunto de benefícios, nossa estratégia é adotar é adotar métodos preventivos e incentivar uma postura proativa que multiplicará hábitos importantes para uma cultura de bem-estar na sociedade”, finaliza.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN