Saber Sabendo - Ensinando e Aprendendo | 22 de março de 2022 | Fonte: Sergio Ricardo

Por que é tão difícil colocar alguns riscos?

Há alguns anos o mercado era segmentado segundo os planos de resseguro do IRB, para seguros de danos.

Os riscos comuns eram aqueles com Importância Segurada de até R$ 24 MM e os demais, acima deste valor, eram chamados de vultosos. Com a evolução do mercado se criou uma nova divisão inexata, algumas vezes pelo valor em risco e em outras vezes pelo LMI – Limite Máximo de Indenização que orbitava entre R$ 40 MM e R$ 80 MM, mas isso dependia de cada seguradora e dos seus próprios contratos de resseguro.

As seguradoras se organizaram de forma diversa, segundo os seus mercados e focos, o que teve peso das suas próprias estratégias comerciais, das expectativas de resultados e da demanda.

A partir dos anos 90, com a chegada de muitos grupos seguradores estrangeiros ao Brasil e com a abertura do mercado de resseguro, mais recente, se esperava que o mercado ganhasse mais capacidade de colocação de riscos, mas nos dias de hoje, tudo o que se vê, é que cada vez mais se encontra menos quem queira subscrever riscos de mais de R$ 20 MM.

Como eu milito entre os otimistas-realistas, entendo que a sucessão de crises políticas e econômicas fizeram com que muitas empresas fechassem as portas e outras mudassem as suas atividades para outros países, ou seja, não somos foco de investimento e assim, como se diz no mercado, se não há demanda, não há oferta.

Quando não há demanda os mercados se retraem e se tornam mais seletivos, pinçando com lupa aqueles negócios que querem fazer. Em decorrência disso, algumas atividades, mais nervosas ou até agravadas, por conta das suas atividades e operações, têm muita dificuldade de colocação e isso ocorre independente do valor em risco ou do limite máximo de indenização, mas é claro que quanto maior o valor envolvido, pior.

Os corretores envolvidos com a colocação desses riscos sabem do que estou falando, porque estão acostumados a fazer maratonas pelas poucas seguradoras que ainda se dispõem a analisar esses riscos e a única arma que eles têm é a competência técnica e as informações que dispõem.

A única forma de reduzir as incertezas é se cercar de informações de qualidade, o que se faz em seguros pelo know-how adquirido pela formação técnica e comercial, o que significa ter aptidão para convencer os clientes a gerenciar seus riscos e, tendo sucesso, conseguindo traduzir o que foi feito para os subscritores do mercado.

Voltando à pergunta inicial, quanto menos competência e informação de qualidade, mais difícil será colocar riscos.

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Fica a dica.

Sergio Ricardo
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Sergio Ricardo

Executivo dos Mercados de Seguros e Saúde Suplementar com mais de 25 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Gestão da Qualidade Total – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Foi superintendente técnico e comercial na SulAmérica Seguros. Foi membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e foi Diretor de Seguros do CVG – RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin (https://www.linkedin.com/groups/1722367/). Associado da ABGP, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos Programas de Pós-Graduação na UCP IPETEC, UFF, UFRJ, ENS, FGV, IBMEC, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO, TREVISAN, PUC RIO, IBP, CBV e é embaixador na Tutum – Escola de Seguros. Atualmente é coordenador acadêmico de vários cursos de pós-graduação, como o MBA Saúde Suplementar http://www.ipetec.com.br/mba-em-saude-suplementar-ead/, do MBA Seguros https://www.ipetec.com.br/mba-em-seguros-ead-new/ do MBA Governança, Riscos Controles e Compliance e do MBA Gestão de Hospitais e Clínicas na UCP IPETEC. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada em consultoria e treinamentos em gerenciamento de riscos, controles, compliance, seguros, saúde suplementar e resseguro. www.gravitas-ap.com. Fale com Sergio Ricardo [email protected].

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