Saber Sabendo - Ensinando e Aprendendo | 8 de março de 2024

O Sobrevivente Designado – Gerenciamento de Riscos Raiz

Sabe aquela história que todos ouvimos falar que em grandes corporações há regras de gestão de riscos que não permitem que seus executivos estejam no mesmo voo, no mesmo carro etc. para evitar que na eventualidade de um evento indesejável haja perda de continuidade?

Vejam que interessante (publicado, hoje, pelo G1) https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/03/08/sobrevivente-designado-o-homem-escolhido-para-ser-o-presidente-dos-eua-caso-toda-a-cupula-do-governo-morresse-no-estado-da-uniao.ghtml

Durante o discurso anual do Estado da Nação, enquanto o Presidente Joe Biden falava aos congressistas americanos, o Secretário de Educação, Miguel Carmona foi enviado a um lugar seguro para que, em caso de um ataque viesse a ceifar vidas do presidente, da vice e das lideranças do Congresso, ele teria como missão de assumir a presidência e reorganizar o governo e os poderes instituídos. Miguel Carmona era naquele momento o Sobrevivente Designado.

Como relata a reportagem, a inspiração para isso pode ter vindo do cinema, mas é bem provável que tenha sido ao contrário.

De toda forma, os corretores de seguros podem usar o exemplo no seu dia a dia com os seus clientes, por exemplo, em seguros de pessoas com o objetivo de preservar a capacidade operacional das empresas, quando os sócios emitem seguros de vida coletivos em que os beneficiários são eles mesmos (de forma cruzada), garantindo que haverá recursos para que os que sobreviverem possam comprar as cotas daqueles que tenham falecido.

Na linha de gerenciar os riscos de pessoas que podem comprometer as empresas há inúmeros outros eventos que podem ser elencados, mas é necessário que haja um ambiente propício e motivação para encarar esses assuntos de forma séria, responsável e aberta. Os corretores de seguros podem ajudar nessas ocasiões apresentando soluções de seguros para, pelo menos, minimizar as eventuais perdas.

Sou cinéfilo, como todos sabem. A inspiração que vem dos filmes pode nos ajudar com motivações e com ideias espetaculares para as nossas vidas e para os nossos negócios. Recomendo assistirem ao filme ”A grande virada” que está nos serviços de streaming, baseado no livro ”A corrosão do caráter” do autor Richard Sennett. Após o filme é inevitável fazer uma série de reflexões.

Sergio Ricardo

Executivo dos Mercados de Seguros e Saúde Suplementar com mais de 25 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Gestão da Qualidade Total – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Foi superintendente técnico e comercial na SulAmérica Seguros. Foi membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e foi Diretor de Seguros do CVG – RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin (https://www.linkedin.com/groups/1722367/). Associado da ABGP, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos Programas de Pós-Graduação na UCP IPETEC, UFF, UFRJ, ENS, FGV, IBMEC, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO, TREVISAN, PUC RIO, IBP, CBV e é embaixador na Tutum – Escola de Seguros. Atualmente é coordenador acadêmico de vários cursos de pós-graduação, como o MBA Saúde Suplementar http://www.ipetec.com.br/mba-em-saude-suplementar-ead/, do MBA Seguros https://www.ipetec.com.br/mba-em-seguros-ead-new/ do MBA Governança, Riscos Controles e Compliance e do MBA Gestão de Hospitais e Clínicas na UCP IPETEC. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada em consultoria e treinamentos em gerenciamento de riscos, controles, compliance, seguros, saúde suplementar e resseguro. www.gravitas-ap.com. Fale com Sergio Ricardo [email protected].

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN