Saber Sabendo - Ensinando e Aprendendo | 22 de março de 2024

Quebrou a perna? Tem seguro?

Esses dias fui questionado por um amigo com a seguinte dúvida:

Serjão, se eu quebrasse a perna jogando futebol teria cobertura pelo seguro?

É sempre muito legal poder explicar às pessoas sobre seguro, mas claro que com os devidos cuidados e sem “segurês”, para que elas possam entender.

De fato, o nome da cobertura que está no seguro de pessoas não facilita muito a nossa vida. Seja Acidentes Pessoais ou mesmo Indenização Especial por Acidente nada tem a ver com o que está na cabeça das pessoas como possíveis coberturas de seguro para o evento gerador, que no caso do meu amigo seria fraturar uma das pernas em um jogo de futebol.

Antes de dar a ele as explicações completas fiz algumas perguntas e já dei as respostas:

Você tem plano de saúde?

Se tem plano de saúde contratado, quem vai arcar com os honorários médicos e despesas hospitalares será a sua operadora de planos de saúde ou um hospital público, caso não tenha. Portanto,  o seguro não teria função, mas é possível contratar no seguro de pessoas cobertura para reembolso de despesas médico-hospitalares e odontológicas em decorrência de acidentes.

O que mais lhe preocupa em caso de quebrar a perna? A conta do hospital? Os dias sem trabalhar?

Contratando o seguro de pessoas, além da morte natural, é possível cobrir morte acidental, invalidez por doença e invalidez por acidente, além de outras coberturas. A invalidez pode ser total ou parcial, mas estará coberta. Além disso há possibilidade de contratar cobertura para diárias por internação hospitalar e diárias por incapacidade temporária.

Esclareci as suas dúvidas?

Agora vem o mais interessante. Imaginando um capital segurado de uns R$ 150.000,00, as suas características físicas, hábitos e a sua profissão , estimo que um seguro completo, com tudo o que lhe disse deve custar uns R$ 350,00 por mês.

A história é real e ao final o meu amigo me pediu para indicar com quem ele faria o seguro.

Pergunto: seus amigos jogam futebol?

Sergio Ricardo

Executivo dos Mercados de Seguros e Saúde Suplementar com mais de 25 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Gestão da Qualidade Total – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Foi superintendente técnico e comercial na SulAmérica Seguros. Foi membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e foi Diretor de Seguros do CVG – RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin (https://www.linkedin.com/groups/1722367/). Associado da ABGP, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos Programas de Pós-Graduação na UCP IPETEC, UFF, UFRJ, ENS, FGV, IBMEC, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO, TREVISAN, PUC RIO, IBP, CBV e é embaixador na Tutum – Escola de Seguros. Atualmente é coordenador acadêmico de vários cursos de pós-graduação, como o MBA Saúde Suplementar http://www.ipetec.com.br/mba-em-saude-suplementar-ead/, do MBA Seguros https://www.ipetec.com.br/mba-em-seguros-ead-new/ do MBA Governança, Riscos Controles e Compliance e do MBA Gestão de Hospitais e Clínicas na UCP IPETEC. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada em consultoria e treinamentos em gerenciamento de riscos, controles, compliance, seguros, saúde suplementar e resseguro. www.gravitas-ap.com. Fale com Sergio Ricardo [email protected].

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN