Notícias | 2 de julho de 2021 | Fonte: CQCS | Alicia Ribeiro

Inteligência Artificial será cada vez mais útil no momento de venda para o mercado de seguros

Na tarde desta quinta-feira (01), foi ao ar mais uma edição do CQCS Inovação que tratou sobre o tema: “Inteligência Artificial trabalhando para transformar descontos em up sell, cross sell e ampliação de engajamento”. Os convidados da atração foram Simone Cesena, Diretora de Marketing da SulAmérica; Leandro Felix, Executivo responsável pelas verticais de Seguros e Saúde da Pegasystems e Diogo Silva, CEO Lojacorr. A mediação ficou por conta do fundador do CQCS, Gustavo Doria Filho.

Os convidados debateram sobre a Inteligência Artificial aplicada na distribuição de seguros, como o Corretor pode se beneficiar desta tecnologia e estreitar o relacionamento com seus clientes. 

Simone iniciou o bate-papo questionando como aproveitar a tecnologia até a etapa final, com o uso do recurso da Inteligência Artificial, e de acordo com Leandro, durante o processo é um dos melhores momentos para fazer uma oferta. “A  inteligência artificial consegue identificar e oferecer uma melhor oferta, no momento em que o cliente está interagindo com a marca. A solução que está em real time consegue entender o perfil do cliente e fazer a melhor oferta naquele momento”, respondeu. 

Diogo, que estava representando a voz da distribuição, destacou que acredita que um grande desafio do mercado e dos Corretores no dia a dia da distribuição, é acertar o momento que o cliente tem mais chance de compra. “Como a Inteligência Artificial pode ajudar o corretor no momento da venda?”, questionou.  

“O corretor consegue entender qual o produto para cada cliente, porque eles têm os produtos de várias seguradoras para serem vendidos, e conseguem saber qual o produto ofertar para cada cliente”, respondeu Leandro. De acordo com o executivo, com a ajuda da IA, o Corretor consegue entender o comportamento e o perfil do cliente, e assim ofertar um produto e serviço customizado. 

Na visão de Leandro, quando o cliente se sentir bem atendido, ele não vai trocar de Corretor. “Tem que pensar no cliente como um cliente único. Quando você entende o cliente, vê oportunidade de outras vendas. Consegue vender um seguro auto, um seguro de vida, um residencial”, continuou o executivo.

Simone pontuou também que a combinação da IA e do ser humano, é onde chega a melhor equação. “Como o corretor pode usar o dado que está ali com o cliente dele? Fazer a venda com os dados fornecidos pela Inteligência Artificial? É sobre se aprofundar na inteligência e olhar mais para essa jornada”, afirmou.

O CEO da Lojacorr revelou que o componente humano na indústria ainda vai ser relevante por muito tempo. Quando as pessoas decidem contratar um seguro, elas querem ter certeza que estão tomando a melhor decisão, adquirindo a melhor cobertura naquele momento. “A presença do Corretor só vai aumentar. Quanto maior a complexidade, maior a necessidade de um melhor conselheiro para o seu cliente tomar as decisões”, opinou Diogo.

Assista ao programa na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=pPdDHKrv7V8

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