Notícias | 26 de janeiro de 2024 | Fonte: CQCS l Manuella Cavalcanti

Especialista destaca atuação de seguros após explosão de refinaria em Pernambuco

Uma explosão atingiu um tanque de petróleo na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca,  Litoral Sul de Pernambuco, na tarde da última quinta-feira (25). Segundo a Petrobras, a explosão foi proveniente de um fagulhamento, seguido de chamas, durante a manutenção do tanque. Com isso, de acordo com a Petrobras, quatro trabalhadores ficaram feridos. 

Em entrevista ao CQCS, Carlos Valle, presidente do Sincor-PE, comentou sobre o caso. Para ele, a importância de uma apólice de seguro já começa na contratação, pois é na inspeção que se recomenda os cuidados tanto na estrutura quanto em todo o equipamento: “O seguro já inicia as vantagens para quem contrata com indicações de revisão de processo e de reparo em um obra que esteja concorrendo para um risco”. 

De acordo com a Petrobras, as causas da explosão serão investigadas. Apesar do incidente, a empresa também comunicou, em nota, que as operações não sofreram nenhum impacto. Nesse caso, Carlos Valle destacou que o seguro de grandes riscos com cobertura ‘all risks’, que abrange todos os prejuízos desde que estejam na apólice, é a melhor opção. Isso porque, além do patrimônio, houve feridos. 

“Acredito que a refinaria tenha seguro para esse tipo de evento. Se não tiver, uma pena. Mas, com certeza, os funcionários estão amparados por um seguro: a questão financeira de indenização, de tratamento e que não haja mortes. Daí a gente vê como é importante todos os tipos de seguro para as pessoas”, enfatizou o presidente do Sincor-PE. Além disso, Valle citou o seguro saúde para funcionários. 

O especialista em seguros também destacou que é cedo para falar sobre responsabilidades porque haverá investigação e ressaltou quão crucial é o seguro. “É prematuro comentar sobre responsabilidades, porque ainda está em apuração, mas, mais uma vez, é importante a gente conhecer e ter certeza da importância de uma apólice de seguro protegendo qualquer risco porque são diversos envolvimentos, inclusive terceiros, que podem ser atingidos por consequência de um problema”, finalizou ele.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN