Notícias | 15 de agosto de 2022 | Fonte: CQCS I Luana Neiva

Icatu cria repositório moderno de arquitetura de dados e é reconhecida como case de sucesso pela Microsoft

A Icatu com a finalidade de aprimorar cada vez mais o atendimento ao cliente, está otimizando o uso de dados com o apoio de soluções da Microsoft, que reconheceu a arquitetura da companhia como um case de sucesso. A seguradora já contava com uma estrutura de Business Intelligence, mas em 2020, principalmente por conta do aumento no volume de informações e a necessidade de armazená-las em um único local, a empresa criou o Data Lake, repositório centralizado utilizado na modernização da arquitetura de dados para a nuvem e passou a adotar o Microsoft Azure para endereçar seus desafios.

“A nossa linha de negócios é especialmente focada em pessoas e, por isso, investimos constantemente no aprimoramento das nossas ferramentas. O Azure Databricks e Azure Synapse Analytics, além de outros componentes do Azure, nos garantiram a rápida geração e envio de informações para os engenheiros e cientistas de dados, para que pudessem trabalhar de forma autônoma e segura, garantindo o equilíbrio entre velocidade, segurança e privacidade de dados. Tudo isso para podermos oferecer ao consumidor um produto mais adequado à sua realidade, com eficiência operacional na sua jornada de consumo”, disse Luciano Antoniolo, superintendente de Transformação Digital da Icatu.

O ‘Data Lake’, que concentra e faz o cruzamento de informações de várias fontes diferentes, possibilitando realizar diferentes tipos de análise, teve como propósito inicial entregar “autosserviço” para as áreas de negócio (Self-service BI). “Com isso, conseguimos proporcionar mais autonomia para os usuários na construção das visões e relatórios, além de extrair, armazenar e analisar os dados mais facilmente, de forma a auxiliar na tomada das melhores decisões. O que chamamos de Big Data Analytics”, afirmou Luciano Antoniolo.

“A arquitetura nos trouxe um ganho de agilidade e de informações para tomadas de decisão e eventuais correções de estratégias de negócio, reduzindo toda a jornada de up sell que demorava mais de um mês para poucos dias”, finalizou Natalia Maciel, Gerente de Inteligência de dados de Marketing e Canais da Icatu.

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