De acordo com informações do G1, uma idosa de 74 anos caiu no golpe de um seguro bancário em São Vicente, no litoral de São Paulo. Uma mulher ligou para ela e se passou por funcionária do banco e um homem fingiu ser da seguradora. A quadrilha conseguiu acessar as contas da idosa e fazer transferências bancárias, que juntas somam mais de R$ 7 mil.
A filha da vítima contou ao G1 que preferiu não ser identificada, contou que a idosa recebeu uma ligação de uma pessoa se passando por funcionária de um banco. A mulher perguntou se a idosa estava fazendo um empréstimo consignado na conta do banco e utilizando os cartões dela, mas a moradora negou.
A pessoa, então, deu um número de protocolo e um telefone 0800, dizendo que era da seguradora do banco. A idosa entrou em contato com a suposta seguradora e passou todos os seus dados pessoais. Logo após, um homem de jaqueta preta, ainda de acordo com a filha, dizendo ser o segurança, foi até a residência da idosa alegando que o problema estava no celular.
“O cara falou para ela que era que nem seguro de carro, que o cara iria lá fazer a vistoria”, conta a filha. Por isso, a idosa levou o celular e o cartão, que acabaram sendo roubados.
A filha revelou que a mãe ligou para ela após a ligação da falsa funcionária, mas como estava trabalhando, questionou se era urgente. A idosa disse que estavam tentando clonar o cartão dela, mas que passaram um telefone e ela já iria resolver.
Ela acrescenta que tentou ligar para a mãe para saber se tinha dado tudo certo, mas a idosa ficou na ligação por aproximadamente quatro horas. Quando conseguiu falar com a idosa, o falso segurança já tinham levado o celular e o cartão, momento em que avisou à idosa que se tratava de uma fraude.
“Quando fomos ver a conta, já tinham feito a festa”, disse a filha. Segundo ela, os criminosos mexeram em duas contas de bancos diferentes. Em uma, realizaram um pedido de empréstimo de R$ 6 mil e tiraram todo o dinheiro da conta, cerca de R$ 800. Na outra, apenas utilizaram o cartão, também em um valor aproximado de R$ 800.
Os familiares ligaram para os bancos e confirmaram que o número de protocolo passado não existia. Além disso, realizaram o pedido de estorno do empréstimo, que já foi realizado.
“Como eles sabiam que ela tinha a conta em dois bancos? Como eles sabiam que ela tinha seguro no cartão para mandar ligar para a seguradora?”, questiona a filha. “Ela está inconformada. Só chora, porque não se conforma que caiu nesse golpe”, finaliza.
A idosa registrou um boletim de ocorrência e o caso está sendo investigado pelo 3º Distrito Policial de São Vicente.