O portal Tribuna Hoje divulgou que, conforme dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), a procura por planos de previdência privada registrou um aumento de 15,9% no Nordeste durante o primeiro semestre de 2024, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Diante do cenário, o CQCS conversou com um especialista no tema para entender os possíveis fatores que levaram ao crescimento e como os corretores podem aproveitar para alavancar os negócios.
Raphael Vieira Cunha, representante do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (SindSegNNe), explicou que o aumento reflete um conjunto de fatores, como: maior conscientização financeira, impulsionada por campanhas educativas e mais direcionadas, aliadas aos produtos, aumento de renda e emprego formal em algumas áreas da região. O especialista ainda destacou outros aspectos que podem ter influenciado no crescimento de planos de previdência privada por nordestinos.
“Além disso, os incentivos fiscais oferecidos, como as deduções no Imposto de Renda para os planos PGBL, tornam a previdência privada uma opção vantajosa, especialmente para quem busca reduzir a carga tributária. Outro fator relevante é a insegurança com o sistema público de aposentadoria (INSS), que, com mudanças constantes e reformas, tem feito com que as pessoas busquem alternativas privadas para garantir estabilidade financeira na velhice”, explicou. “Campanhas de divulgação mais direcionadas, aliadas a produtos financeiros customizados para o perfil regional, também ajudaram a impulsionar esse crescimento”, acrescentou.
Para os corretores, a estatística é sinônimo de oportunidade de negócio e venda. Neste aspecto, Cunha ressaltou que os profissionais podem aproveitar se posicionando como consultores especializados e oferecendo orientação personalizada para cada cliente: “Um caminho eficaz é educar o cliente sobre as vantagens da previdência privada em relação ao INSS, destacando benefícios como segurança financeira a longo prazo, a possibilidade de personalizar o plano e as vantagens tributárias”.
Alcançar mais público é o objetivo de muitos corretores. Em relação a isso, Cunha destacou que corretores com forte presença digital também conseguem atrair um público mais jovem, habituado ao atendimento e à contratação de serviços financeiros de maneira online. Além disso, o especialista ressaltou que fazer parceria com empresas da região pode ser vantajoso já que permite a negociação de benefícios previdenciários como parte dos pacotes corporativos oferecidos aos funcionários.
O papel de planejador financeiro tem sido uma realidade para os corretores de todo o país e se mostra como um diferencial para conquistar mais clientes: “O corretor que conquista a confiança para gerir as reservas financeiras dos seus clientes, seja por meio da previdência privada ou de seguros de vida, adquire uma vantagem competitiva em relação aos corretores generalistas”. Isso porque, de acordo com Cunha, “se você, [corretor], conquista a confiança para gerenciar o futuro financeiro do cliente, é natural que ele, [cliente], também confie em você, [corretor], para proteger o patrimônio, como veículos, imóveis e outros”.
Crescimento da previdência privada no Nordeste abre novas oportunidades de venda para corretores
Notícias relacionadas
-
Appy apoia cobrança de ITCMD sobre dividendos desproporcionais e previdência privada
-
Previdência privada e seguro de vida: garantindo um futuro sustentável
-
Previdência privada oferecida por empresas avança entre brasileiros. Vale a pena investir?
-
Previdência privada cresce 23,1% no 1º semestre e arrecadação ultrapassa os R$ 95 bilhões
-
Número de roubos e furtos de veículos em Pernambuco alerta para importância do Seguro Automotivo
-
Desafios e soluções para ampliar a cultura de seguros no Norte e Nordeste do Brasil
-
Adesivo de propaganda eleitoral em carros pode inviabilizar cobertura de seguros; entenda o porquê
-
Incêndio em prédio no Recife destaca a relevância do Seguro Residencial
-
Azos reforça operação no Nordeste durante evento em Recife e destaca compromisso com Corretores
-
Cresce a procura por previdência privada na Região Nordeste
-
Sompo amplia atuação no nordeste e abre nova filial