Notícias | 9 de janeiro de 2024 | Fonte: CQCS | Nicholas Godoy

Avanço da Inteligência Artificial na Indústria de Seguros

A revolução da Inteligência Artificial (IA) no setor de seguros anda mostrando a sua cara, impactando de forma significativa como as seguradoras operam. Apesar de 2023 tenha marcado o auge dessas correntes, 2024 será um ano ainda mais promissor com toda essa implementação prática da inteligência Artificial e do Machine Learning conhecido como Aprendizado de Máquina, que molda o cotidiano. E isso explica Jag Lamba, fundador e CEO da Certa, em seu artigo para o Insurance Innovation Reporter.

Segundo Lamba, a IA oferece um potencial incrível para acelerar a inovação nas seguradoras. Desde melhorar as interações com os clientes até influenciar positivamente os resultados financeiros, as inteligências estão se tornando uma peça fundamental na otimização de processos.

Já a coleta, organização e análise de grandes volumes de dados são áreas onde a IA brilha. Permitindo que as operadoras extraiam insights valiosos, capacitando usuários a fazer perguntas em linguagem natural, proporcionando respostas dinâmicas e instantâneas. Isso chega como um avanço significativo em relação aos métodos tradicionais de revisão de dados.

Ele destaca que IA está revolucionando a integração de novos clientes nas operadoras de seguros, reduzindo o tempo de processo de semanas para apenas alguns dias – “Eficientemente coletar e processar informações sobre o cliente, a IA guia os funcionários por verificações e processos de diligência de forma mais rápida e precisa. Além disso, os mecanismos de inteligências estão impulsionando o atendimento ao cliente, facilitando aos agentes o acesso imediato a informações relevantes durante reclamações. As funções de Processamento de Linguagem Natural (PNL) tornam mais fácil para os agentes obter informações precisas, acelerando os processos de subscrição e personalização das políticas”, explica

Segundo ele, o aumento das regulamentações, as Inteligências Artificiais tornam-se uma aliada valiosa para as seguradoras ao compreender e adaptar-se rapidamente às novas regras. A análise de dados oferecidas pela IA permite avaliar riscos potenciais e fornecer recomendações para garantir a conformidade.

Porém, ele frisa que inovação em IA está longe de atingir seu ápice – “Prevemos a ascensão de chatbots e IA generativa para personalizar serviços de subscrição e assistência a sinistros. Com a crescente presença de veículos autônomos, as seguradoras de automóveis estão se preparando para uma mudança significativa no cenário de sinistros. A IA também desempenhará um papel vital na contabilização do risco climático para as seguradoras imobiliárias”

As IAs já demonstraram ser uma força transformadora na indústria de seguros, e os pioneiros que adotaram essa tecnologia estão colhendo benefícios tangíveis. No entanto, o futuro reserva ainda mais inovações, com aplicações emocionantes da IA começando a surgir, prometendo continuar a revolucionar a forma como as seguradoras operam.

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