Notícias | 8 de julho de 2024 | Fonte: CQCS

Susep pode alterar regras de credenciamento para Open Insurance

A diretoria da Susep terá nova reunião nesta quarta-feira (10). Estará na pauta, entre outros assuntos, uma minuta de norma do CNSP que vai alterar dispositivos da Resolução 429/21, a qual estabelece os requisitos para o credenciamento e o funcionamento das Sociedades Processadoras de Ordem do Cliente (SPOCs) no âmbito do Open Insurance.

No momento, há apenas uma SPOC credenciada pela Susep para atuar como SPOC. Trata-se da CA2C Corretora de Seguros, que recebeu o credenciamento em março deste ano.

De acordo com a Susep, as SPOCs são entidades que, uma vez credenciadas, podem atuar provendo serviços ao consumidor de agregação de dados, painéis de informação e controle ou, ainda, mediante o consentimento do cliente, representá-lo, prestando serviços relacionados à iniciação de movimentação financeira. “As SPOCs têm potencial para gerar expansão e ganho de eficiência do mercado, na medida em que agregam dados que poderão ser usados no desenvolvimento de novos produtos, além de acrescentarem conveniência e valor à experiência do consumidor de seguros”, pontua a autarquia, em comunicado.

Além disso, baseado no emprego intensivo de tecnologia, inovação e no conhecimento circunstanciado – e consentido – dos dados do consumidor, as SPOCs podem buscar produtos mais adequados a sua realidade, a partir do conhecimento de seus dados históricos, resultando em oportunidades mais vantajosas de contratação.

Para conhecer os requisitos necessários para credenciamento e funcionamento de uma empresa como SPOC no âmbito do Open Insurance, confira aqui o que dispõe a Resolução 429/21 do CNSP: https://www2.susep.gov.br/safe/scripts/bnweb/bnmapi.exe?router=upload/26770

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN