Notícias | 11 de fevereiro de 2022 | Fonte: CQCS | Juliana Winge

Startup de recrutamento e seleção para emprego expande atuação para o setor de seguros

De acordo com o ranking da agência de classificação de risco Austin Rating, a taxa de desemprego no Brasil é a 4ª maior entre as principais economias do mundo e uma forma de dar um pouco mais oportunidade para as pessoas que estão procurando emprego é através da plataforma Taqe, criada em 2017 que reúne candidatos, empresas e instituições de ensino. Segundo o CEO e cofundador da Taqe, Renato Dias, a empresa pretende expandir sua atuação para o mercado de seguros neste ano em função dos bons resultados conquistados anteriormente.

“O setor de seguros tem uma grande rotatividade nas posições operacionais como vendas e atendimento. Hoje, mesmo com a digitalização de muitas empresas do setor, networking e o trabalho porta a porta do vendedor são canais de venda importantes para empresas deste segmento. Por isso contar com pessoas que tenham fit cultural com a empresa e estejam alinhadas com os requisitos das posições é fundamental para se destacar em um cenário competitivo”, salientou o CEO. O processo acontece por meio de testes gamificados, redação e videoentrevista.

A plataforma realiza o match com oportunidades de emprego e formação com base em sua inteligência de dados, e com isso, a startup já identificou um aumento deaté 4x na efetividade de seus processos seletivos. O sistema garante uma análise de todos os currículos, permitindo a contratação de até 8 entre 10 candidatos. Atualmente, a plataforma possui mais de 1 milhão e 800 mil candidatos e 5,6 milhões de matches realizados. Dentre as empresas que jáusaram a solução Taqe estão nomes como GNDI, Natura, Santander, Grupo Fleury, Hospital Albert Einstein, CIEE, entre outros. 

“O GNDI está em um forte processo de transformação digital e implementamos a Taqe como grande aliada nessa jornada. Nosso pioneiro foi o Decat (Call Center), um cliente com alta demanda de vagas e que necessita de celeridade nas entregas. Antes da entrada da plataforma nosso modo de operação era o processo reverso com os gestores para que conseguíssemos suprir as demandas. Agora, a área de R&S consegue obter um nível de 79% de aprovação de candidatos na etapa com o RH (20% acima do segmento) e quase 70% de validação pelos gestores. O Grupo tem atualmente uma taxa de conversão de 78% entre cliques e cadastros (18% acima da média do segmento). Com a TAQE conseguimos atuar com mais agilidade, qualidade e muita eficiência”, explica Renata Barreiros, Gerente Corporativa de Recrutamento e Seleção do Grupo NotreDame Intermédica. 

Quando o candidato cria o seu perfil profissional na plataforma, ele se torna elegível para diversas vagas ao mesmo tempo, aumentando seu acesso ao mercado de trabalho e, consequentemente, contribuindo para essa diminuição da taxa de desemprego. Para Dias, as  empresas e as áreas de gestão de pessoas foram muito estimuladas a inovarem em seus processos e a tecnologia foi essencial. “Algumas ferramentas digitais, como a Taqe, são capazes de revolucionar as tarefas de recrutamento e seleção, facilitando a conexão entre as empresas e os candidatos. Com isso, é possível otimizar tempo e acelerar a troca e conhecimento mútuo, além de reduzir a rotina processual da área, para dar foco no que importa: investir tempo em conhecer de fato as pessoas, seu propósito, talentos, valores, expectativas e desejos que podem ou não coincidir com a necessidade do negócio naquela determinada função”, explicou Dias. 

Outro tópico importante é a relação da Taqe com o RH. Segundo ele, com a plataforma as equipes de recrutamento e seleção conseguem determinar os critérios de seleção e, assim, visualizar um ranking de candidatos de acordo com a aderência à vaga, cultura, critérios de diversidade, geolocalização, entre outros. “Dessa forma, o RH não gasta tempo fazendo a triagem manual dos currículos, podendo focar naqueles que são exibidos no topo do ranking. Ou seja, ganha mais eficiência e também qualidade”, comentou o CEO e cofundador da Taqe. 

Um dos diferenciais da plataforma é o oferecimento de capacitação e recomendações de vagas de emprego por meio de aulas e testes em formato de jogos. Neste ambiente, é possível construir um perfil profissional completo, com certificações por conhecimentos, habilidades técnicas e comportamentais, evidenciando aspectos relevantes e que não são encontrados nos currículos tradicionais.

“A ferramenta também filtra e organiza os candidatos em um ranking de  acordo com critérios como o fit cultural, personalidade, competências, atenção concentrada, português, lógica, inglês, redação, videoentrevista, experiência, formação e dados sócio-demográficos, que, além de tudo, contribuem para que as empresas ampliem a diversidade dos candidatos, garantindo a equiparação social de minorias. Os indicadores apontam que aqueles que realizam pelo menos dois terços da trilha de aulas e testes da Taqe, são 4,4 vezes mais contratados do que aqueles que realizaram até um terço”, explicou Dias. 

Qualquer empresa que contrate pelo menos 5 pessoas por mês pode contar com a Taqe.  Acessando o link abaixo os interessados podem agendar um diagnóstico gratuito de seu recrutamento e seleção. Nesse processo, especialistas levantam os principais desafios e apresentam as soluções que podem gerar mais resultados para a empresa. Acesse:  www.taqe.com.br/contato

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN