Notícias | 18 de fevereiro de 2022 | Fonte: IG

Oportunidade: gestora encontra empresa madura com potencial de startup

Empresas maduras raramente possuem o potencial de companhias novas, afinal a fase de forte crescimento ficou para trás, os resultados são mais previsíveis

Empresas maduras raramente possuem o potencial de companhias novas, afinal a fase de forte crescimento ficou para trás, os resultados são mais previsíveis. É dado que startups possuem muito mais potencial de valorização que a maioria das companhias listadas na B3. Mas a gestora SFA Investimentos encontrou uma companhia de capital aberto que tem tanto potencial: a Porto Seguro (PSSA3).

Em entrevista com o gestor e fundador da SFA Investimentos Ciro Alperti Neto, pedimos para nos contar a tese de investimento na companhia, uma das principais dentro do portfólio de ações que ela investe. A resposta foi rápida e direta: é uma empresa madura e com potencial de valorização de uma startup.

Desde sua fundação, a SFA administra recursos focada em dois pilares: filosofia e processo. Para alcançar retorno a longo prazo é essencial ter uma filosofia de investimentos diferenciada, e para preservá-la é necessário ter processos sólidos e bem estruturados. Um de seus segredos é conhecer profundamente as empresas em que eles investem, desde a estratégia da empresa até a capacidade de execução.

Esses dois pilares permitem a SFA encontre boas oportunidades descontadas na bolsa, o que eles acreditam ser o caso da Porto Seguro. “A SFA admira empresas que possuem uma missão que vai além de oferecer um determinado produto ou serviço. As empresas com um propósito percebido pelos seus clientes criam valor estratégico porque conseguem adicionar vantagens competitivas como: reconhecimento da marca, diferenciação dos serviços e clientes cativos. Os produtos de seguros e serviços da Porto Seguro são somente o meio pelo qual a companhia expressa seus valores e com isto vem conseguindo ampliar cada vez mais a sua presença em todos os segmentos em que atua”, explicou Ciro sobre a sua visão.

“A SFA já teve posição em Porto Seguro em diversos momentos da nossa história, e recentemente voltaram a tê-la de modo relevante, devido às novas iniciativas estratégicas de construção de um ecossistema de seus serviços”, afirmou.

“Em nossa tese de investimento, a Porto Seguro é uma empresa que atualmente possui alta rentabilidade, com uma expressiva base de clientes, diversificação de receita e começa a explorar novas avenidas com alto potencial de crescimento. Além de possuir o que consideramos valores ‘escondidos’, que são ativos e oportunidades de negócio subavaliadas”, completou.

Porto Seguro se destaca nos segmentos de seguro auto, saúde, e de negócios financeiros. Ciro nos explicou detalhadamente cada um desses pontos e a relevância dele para o valor que a SFA vê na empresa:

Seguro Auto

A Porto Seguro iniciou sua história com o seguro de automóveis e ainda hoje é reconhecida somente por esse produto. O segmento, de fato, ainda possui grande relevância dentro dos resultados e tem sido o carro chefe na atração e retenção de clientes. Acreditamos que uma empresa líder em algum mercado não é obra do acaso. A posição de liderança da Porto neste segmento foi conquistada principalmente com um serviço de qualidade, que a permitiu criar uma das marcas mais valiosas do país.

No Brasil, pelas dimensões territoriais e diferenças regionais, o seguro de automóveis deixa de ser somente uma cobertura para roubos, furtos e acidentes; é uma operação complexa em logística e atendimento. Para estruturar uma operação de seguro auto de projeção nacional é necessário orquestrar uma vasta rede de guinchos, oficinas mecânicas, corretores, assistência jurídica, fiscais, atuários e call center .

A Porto Seguro conseguiu se diferenciar dos seus concorrentes executando a operação com excelência em nível nacional e passou a oferecer serviços agregados ao seu carro chefe, assim o seguro auto deixou de ser uma commodity .

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN