O objetivo é acelerar a inovação tecnológica de seguradoras e oficinas brasileiras com o melhor que a ciência do reparo tem a oferecer no planeta. A evolução começará com Qapter Claims, tecnologia de visual intelligence à base de Inteligência Artificial, que trará uma agilidade inédita às vistorias de sinistros
Patrocinadora “Ouro” do CQCS Insurtech & Innovation 2022, maior evento de inovação em seguros da América Latina, que será realizado nos dias 25 e 26 de outubro, em São Paulo, a Solera Brasil trará para esse encontro um novo conceito que vai transformar o que se entende por inovação tecnológica nos serviços para seguradoras e oficinas.
Líder mundial na gestão do ciclo de vida veicular, a empresa está implementando o conceito de “One Solera”. Na prática, significa substituir soluções de gestão de sinistro que tradicionalmente eram locais, restritas à necessidade de cada país, por soluções globais (o grupo atua em mais de 90 países), com o máximo do estado da arte em tecnologia que emprega ao redor do mundo.
“Passamos de uma organização multilocal para realmente internacional”, explica Marcelo Picolo, diretor executivo da Solera no país. “Isso significa que as tecnologias mais avançadas que o grupo aplica no mercado europeu, por exemplo, começam a ser aplicadas também aqui no Brasil.”
Isso é consequência do reconhecimento que a Solera tem de que, por todo o seu potencial, o mercado brasileiro precisa ser prioritário nas ações do grupo. “Acreditamos que, acelerando a inovação tecnológica de seguradoras e oficinas por meio do conceito One Solera, temos muito a crescer e a contribuir com o desenvolvimento desse mercado no Brasil”, acrescenta Picolo.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS VISTORIAS É SÓ O COMEÇO
Na dianteira dessa implementação está o Qapter Claims, sua inovadora tecnologia de visual intelligence à base de Inteligência Artificial. Somente com as fotos dos danos, a plataforma já consegue reconhecer automaticamente o tipo e o nível do sinistro e estabelecer, sozinha, o custo do reparo do veículo. Um processo inteiramente digital, que traz uma agilidade inédita às vistorias feitas no Brasil, e que está em fase de implementação em grandes seguradoras.
Para se ter uma ideia da revolução que essa tecnologia representa, um processo completo de vistoria de sinistro costuma demorar de por volta de 30 minutos. Com o recurso de visual intelligence, esse tempo cai, em média, para 6 minutos. A partir das fotos do dano do veículo, um pré-orçamento é disponibilizado em menos de 1 minuto.
PARA O SETOR DE FROTAS
Em seguida virão outros avanços em tecnologia, como no setor de frota. O eDriving é um recurso digital de gerenciamento de risco de motoristas de frotas comerciais, que identifica e corrige comportamentos arriscados dos condutores.
Baseado em smartphone e telemática, de modo a analisar o comportamento do operador em tempo real, o eDriving também gera uma pontuação de direção segura para comparar motoristas com seus pares, identificando necessidades de programas de e-learning de direção segura.
Ainda no setor de frotas, a Solera adquiriu recentemente a Omnitracs, uma plataforma unificada que engloba soluções de roteirização, planejamento da distribuição e equipe de vendas, monitoramento logístico e torre de controle. Com ela, os clientes da Solera terão, entre outros recursos, visualização e gerenciamento inéditos do ciclo de vida de seus pedidos, podendo estender as informações que desejar aos seus pontos de venda e, mesmo, aos clientes finais.
SOBRE A SOLERA
A Solera é líder mundial em gerenciamento do ciclo de vida de veículos para software, dados e serviços integrados. Por meio de quatro linhas de negócios – sinistros, reparos, soluções de veículos e frotas –, a Solera concentra marcas líderes como Identifix, Audatex, DealerSocket, Omnitracs, Spireon, eDriving/Mentor, Explore, CAP HPI e Autodata, entre outras. A Solera capacita seus clientes fornecendo-lhes uma solução única que agiliza as operações, fornece análises orientadas a dados e melhora o engajamento do cliente, com o objetivo de impulsionar as vendas e promover a lealdade. A Solera atende mais de 300.000 clientes e parceiros em mais de 90 países.
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