Notícias | 9 de abril de 2024 | Fonte: CQCS l Manuella Cavalcanti

Seguro viagem é fundamental para resolver extravios de bagagens

Um levantamento da Sita, empresa especializada em tecnologia para o setor aéreo, demonstrou que o índice de bagagens extraviadas apresentou uma queda de 50% nos últimos dez anos. Apesar do decréscimo, são cerca de 25 milhões de malas que se perdem por ano em todo o mundo, seja por furtos, voos com conexão, descolamento da etiqueta, engano de outro passageiro ou outra razão. A fim de evitar prejuízos financeiros decorrentes de malas extraviadas, a Omint reforça a importância de contratar uma apólice de Seguro Viagem. 

Ao notar que a mala foi extraviada durante a viagem, o viajante deve comunicar o ocorrido à companhia aérea e abrir uma ocorrência, que, normalmente, é o “Registro de Irregularidade de Bagagem” (RIB). Com o documento, a empresa aérea começa toda a operação para encontrar a mala extraviada e o passageiro pode acompanhar o andamento da solicitação. Se o viajante não encontrar o balcão de atendimento da companhia, pode seguir as recomendações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 

Após registrar a ocorrência, o passageiro deve ter contato frequente com o departamento responsável pela busca bem como pela recuperação das malas extraviadas. É importante se ater aos prazos e detalhes do processo adotado. Em caso de demora, o Seguro Viagem da Omint atua como uma ponte entre o segurado e a companhia aérea. O produto conta com um diferencial: a realização da cobertura completa, com indenização total e atendimento altamente qualificado. 

Além da contratação do seguro viagem, outros cuidados devem ser tomados para impedir a possibilidade de que as bagagens sejam extraviadas, como: evitar conexões muito curtas para não confundir check-ins muito próximos e eliminar etiquetas de voos anteriores. 

O passageiro também deve manter malas com identificação, seja por meio do uso de etiquetas e elementos diferenciados, mas evitar que sejam detalhes sofisticados e que chamem a atenção para possíveis contraventores. 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN