Notícias | 25 de março de 2024 | Fonte: CQCS l Manuella Cavalcanti

Especialistas da Omint ressaltam importância de cuidar da saúde bucal para evitar problemas no sono

O odontologista Milton Maluhy Filho, Supervisor Técnico da Clínica Omint  Odonto e Estética, afirmou que diversos problemas relacionados ao sono podem ser tratados na cadeira do dentista, como distúrbios respiratórios, bruxismo e ronco. Isso porque, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro em cada 10 pessoas não têm sono de boa qualidade e entre os motivos está a saúde bucal. 

O bruxismo, problema caracterizado por movimentos associados a contratações da musculatura mastigatória, pode ser uma ameaça à integridade do sistema estomatognático, conjunto de estrutura bucais, formado por arcadas dentárias, maxila, mandíbula, tecidos moles (glândulas salivares, suprimento nervoso e vascular), ATM (articulação temporomandibular) e músculos. 

“Além de perturbar o sono, o bruxismo pode provocar diversos problemas, como lesões cervicais, desgastes e fraturas nos dentes, exacerbação de doença periodontal, disfunção temporomandibular (DTM) e hipertrofia do músculo masseter”, explicou o odontologista. Diante disso, o paciente precisa ter um acompanhamento. 

O ronco é um fator de alto risco para aterosclerose da artéria carótida, que é o acúmulo de gordura, que gera a formação de placas nas paredes das artérias. Em casos mais graves, o espaço pode ser completamente obstruído, o que pode causar sérias doenças. 

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), por sua vez, um distúrbio respiratório crônico, progressivo, incapacitante e com graves repercussões sistêmicas, se agrava com o passar da idade e é bem mais comum do que se imagina. Milton Maluhy comentou que estudos indicam que a condição afeta de 33 a 35% da população brasileira, sendo que muita gente nem desconfia que sofre da doença. No entanto, o profissional ressalta que sinais podem ser identificados, como: despertares frequentes durante o sono, sonolência e cansaço durante o dia, engasgos durante o sono, dor de cabeça ao acordar, problemas de memória ou concentração, arritmia cardíaca e hipertensão de difícil controle.

Na Clínica Omint Odonto e Estética, que conta com atendimento clínico e disponibiliza diversos exames e procedimentos, existem profissionais habilitados para tratar casos como esses. “O profissional que se especializa em odontologia do sono conta com um amplo conhecimento em oclusão dental, tratamentos relacionados com a dor orofacial e disfunção da ATM”, comentou Milton.

Marcus Azevedo do Amaral, coordenador técnico da Clínica Odontológica Omint, pontuou que o local tem 38 profissionais disponíveis para um atendimento multidisciplinar e integrado. “Nossos pacientes podem realizar desde procedimentos a exames dentro da própria clínica, uma facilidade que promove, além da comodidade, rapidez nos resultados e controle na qualidade dos exames”, acrescentou. 

A Clínica Omint dispõe de 10 especialidades, com serviços em Clínica Geral, Prótese, Estética Odontológica, Odontopediatria, Ortodontia, Endodontia, Cirurgia Oral Menor, Implantes, Radiologia e Tomografia, Periodontia, Harmonização Orofacial, Disfunção Temporomandibular (DTM) e Prevenção. “Fomos pioneiros na odontologia brasileira ao receber a certificação Joint Comission International (JCI), principal certificação mundial de empresas de saúde, concedido em 2014”, finalizou Amaral. 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN