Notícias | 27 de abril de 2023 | Fonte: CQCS | Juliana Winge

Segundo dia do ITC Latam trouxe boas reflexões e exemplos para os participantes

O segundo dia do ITC Latam trouxe ainda mais exemplos de soluções utilizadas pelas empresas na América Latina. Na plenária principal ou nos palcos secundários, os participantes puderam fazer boas reflexões sobre os desafios e oportunidades que o mercado segurador tem na região.

Um exemplo disso foi a fala do CEO & Fundador da Digital Insurance Latam, Hugues Bertin, que destacou que os consumidores que mais estão impactados em relação a sustentabilidade estão na América Latina. “Aqui, nos sentimos mais vulneráveis em relação às alterações climáticas. Então é claro que os latinoamericanos estejam mais atentos a questões relacionadas a sustentabilidade”, afirmou. Com mais de 40 clientes em todo o mundo, a eBaoTech também aproveitou a ocasião para compartilhar sobre seguros embutidos. “É muito gratificante poder compartilhar nosso conhecimento com clientes e parceiros da latinoamérica, porque temos muito a agregar”, afirmou o Diretor de desenvolvimento de Negócios LATAM da companhia, Weliton Alves da Costa.

Outro desafio comum a todos os participantes é a presença de gerações tão diferentes no mercado e como ter produtos e atender às necessidades de cada tipo de consumidor. “Temos as gerações mais novas que são os early adopters de novas tecnologias e preferem os meios digitais. Mas temos também uma população mais velha que precisa ser incluída”, lembra Bruna Lopes, da MJV. O CEO da Pier, Igor Mascarenhas, citou o exemplo da companhia, que atende em diferentes canais e não enxerga um conflito de interesse nisso. “Às vezes precisa adaptar um pouco o produto por conta do canal, às vezes precisa adaptar um pouco o canal por causa do produto. Para isso, é preciso entender o consumidor, seu comportamento”, disse. Segundo ele, 50% dos novos consumidores da companhia são orgânicos, o que mostra que a estratégia adotada por cada canal está sendo assertiva.

Guilherme Haraguchi, da Bradesco, lembra que até quatro anos atrás, cerca de 30% da população brasileira não possuía acesso à internet. “Hoje, temos cerca de cinco gerações que precisam ser atendidas e ter produtos. Por isso, temos diversos pontos de contato como call center e agências preparadas para atender e ajudar este consumidor”, destacou. Estar atento às possibilidades também é o que move a 180 Seguros. Segundo seu CEO, Mauro Levi, a empresa está constantemente buscando novos tipos de seguros e companhias para fazer parceria.

No Innovation Stage, o principal foco das conversas do dia foi em relação ao corretor de seguros, sua jornada e como as companhias podem oferecer soluções que não apenas facilitam o seu trabalho, mas também possibilitam que ele aumente suas vendas. “A infraestrutura é necessária, mas não é o suficiente para aumentar vendas. É preciso focar em soluções para os clientes e nós vemos o corretor como nosso cliente. Então, temos como objetivo prover os melhores serviços para os corretores”, afirmou Danilo Gamboa, CEO Akad Seguros.

Para Vanessa Mendes, da Cobroker, as plataformas servem para que o corretor consiga comercializar muito mais produtos, mas para que isso ocorra é preciso criar uma jornada na plataforma com a inteligência artificial, que combina produtos e encontra as melhores soluções. “Quando entregamos mais facilidade para os corretores, permitimos que eles achem os melhores produtos e novas oportunidades de negócios”, acrescentou Bruno Porte, da AXA.

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