Notícias | 27 de abril de 2023 | Fonte: CQCS l Juliana Winge

Cyber Seguro e oportunidades do Open Insurance foram temas no Track B do ITC Latam

No Track B do ITC Latam, o Cyber Seguro e as oportunidades que devem surgir com a aplicação do open insurance no Brasil foram os principais assuntos do dia. Segundo Ícaro Demarchi, atualmente, o Brasil está na fase dois de implementação do open insurance que compreende o compartilhamento de dados consentidos. Porém, ele tem grandes expectativas para a fase 3. “Na minha opinião, ela vai ser a que vai gerar mais negócios, apesar de ainda existir uma área cinzenta em relação a ela. Na fase 3, vamos ter o processamento das ordens dos clientes, com a possibilidade do open banking se conectar para fazer pagamentos de indenização e prêmios e do cliente fazer abertura de sinistros via open insurance, cotações de seguros e utilizar algumas oportunidades relacionadas a market place”, destacou.

Ele acredita que neste momento, devem surgir novos modelos de negócios e aumentar a centralidade no cliente. “No Brasil, o cliente acaba ficando a cargo do corretor. Temos cerca de 100 mil corretores no país, então teremos um desafio bastante interessante pela frente”, projetou. Na terceira fase será possível se habilitar como sociedade processadora de ordem do cliente (SPOC). Como nem todo corretor vai ter disponibilidade de construir sua SPOC, já que nem sempre é vantajoso para ele montar esta estrutura, devem surgir SPOCs que vão prover o ambiente e a infraestrutura tecnológica necessária para os corretores. “A prestação de serviço para o ecossistema via SPOCs vai ser bastante relevante”, acredita.

Já o Seguro Cyber ficou a cargo da Paola Neira, ela contou que segundo a Trend Micro, em 2022, foram registrados 146 bilhões de ataques cibernéticos em todo o mundo, um novo recorde. Para a CEO da Latú, no Brasil o produto ainda não é muito conhecido e as pessoas não sabem como funciona. “É preciso que se faça um processo educativo de conscientização da importância do cyber seguro, entender o que estamos protegendo. Ele é um produto muito dinâmico, que vai se adaptando à necessidade do momento”, explica.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN