Notícias | 9 de novembro de 2020 | Fonte: CQCS

SAP alerta sobre novas possibilidades no Mercado de Seguros com o Open Banking

O Open Banking abre novas possibilidades para as seguradoras avaliarem a precificação e aceitação de riscos baseados em informações bancárias, desde que haja autorização para este fim. A afirmação foi feita pelo responsável por soluções SAP no Brasil para as Seguradoras, Eduardo Brunetti, em entrevista ao CQCS. Segundo ele, as seguradoras poderão também responder aos parceiros de negócio – corretores, prestadores de serviço, redes credenciadas, etc. – com maior efetividade nas negociações comerciais.

Brunetti acrescentou que o movimento para gerar novos modelos de seguros coloca o cliente no centro das soluções, ofertando não somente coberturas específicas, mas também serviços de apoio para bem estar do segurado e minimização dos riscos. “Desta forma tanto os seguros populares como também os microsseguros podem ter alavancados sua implementação, desde que alguns custos diretos sejam retirados nestes modelo de negócio”, comentou. 

Ele enfatizou ainda que a SAP pode incorporar suas tecnologias nas seguradoras para ampliar não somente a criação de novos produtos e cobrança por meios instantâneos, p.ex., PIX, como também ofertar soluções para a avaliação da experiência do cliente conectada ou não ao commerce da instituição.

Brunetti explicou também que, além de coletar as autorizações, a SAP provê soluções para distribuir essas informações para os diversos sistemas que compõe o atual landscape das seguradoras, com diversas bases de dados localizada nas diversas aplicações.

Já o Arquiteto Corporativo da SAP, Leandro Santos, revelou que a regulamentação do Open Banking requer a consolidação de várias capacidades dentro da organização, tais como Gestão de Dados, Gestão de Interfaces, Monetização de API´s, Gestão de Compartilhamento e Atendimento. Na visão dele, é indispensável haver também “capacidades analíticas para os relatórios semestrais exigidos pelo regulador”.

Leandro observou que, neste aspecto, a SAP já contém um vasto portfolio de soluções tecnológicas, tais como o SAP Cloud Platform (gestão de API’s, portal do desenvolvedor, conectores para as mais diversas necessidades de integrações, etc.), a plataforma de dados com capacidades de virtualização e gestão estratégica dos dados (SAP HANA, SAP Data Intelligence, etc.), soluções maduras e escaláveis para monetização de API’s (SAP Billing and Revenue Innovation Management), além de capacidade analítica avançada com o SAP Analytics Cloud, entre muitas outras.

De acordo com o Arquiteto da SAP, as, novas legislações sobre privacidade de dados estão mudando as regras de como as empresas coletam e processam dados de clientes.

Pensando nisso, a SAP desenvolveu os pilares de uma estratégia global de privacidade de dados para consolidar a confiança e a fidelidade dos clientes, e atender às principais exigências do GDPR, CCPA e LGPD. 

Dessa forma, com o SAP Customer Data Cloud, é possível manter a comprovação de como, quando, onde e por que os clientes coletam e processam dados de seus clientes, implementar uma solução holística para gerenciar perfis, preferências e consentimento dos seus clientes e cumprir vários dos requisitos mais difíceis das regulamentações de privacidade dos dados do consumidor, oferecendo transparência sobre o modo como é feita a coleta e uso dos dados pessoais dos clientes.

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