O aumento da frequência e intensidade dos desastres climáticos no Brasil tem imposto desafios significativos ao mercado de seguros. Em 2023, os desastres naturais causaram um prejuízo de R$ 105,4 bilhões ao país, com o setor privado arcando com 69% desse montante – R$ 72,6 bilhões, conforme levantamento da Confederação Nacional dos Municípios. Cátia Muller, Presidente da Way Reguladora, ressalta que a regulação de sinistros é fundamental para mitigar riscos financeiros e garantir a estabilidade das seguradoras.
No setor de transporte de cargas, eventos climáticos extremos têm provocado grandes perturbações nas cadeias de suprimentos globais, afetando diretamente as operações e resultando em danos substanciais tanto para seguradoras quanto para segurados. A presidente da Way Reguladora, destaca a importância da regulação de sinistros como instrumento crucial na mitigação dos riscos financeiros, assegurando a estabilidade das seguradoras e a continuidade dos serviços prestados.
“Os desastres climáticos impactam severamente a infraestrutura de transporte, inundando estradas e portos, danificando e interditando vias essenciais para a circulação de mercadorias. Para o setor de seguros, isso se traduz em sinistros mais frequentes e graves. Nossa missão é estar preparados e qualificados para lidar com essa nova realidade imposta pela crise climática, oferecendo suporte especializado e eficaz para seguradoras e segurados,” explica Cátia.
“Quando o Estado do RS foi atingido, efetuamos mais de 100 vistorias em clientes afetados pelas enchentes, em seus espaços de armazenagem de cargas, caminhões carregados que não conseguiram se locomover e tiveram cargas atingidas – em alguns casos ficando submersos – e até concessionárias afetadas com centenas de veículos danificados pelas águas”, destaca a executiva.
Para enfrentar esse cenário desafiador, a Way Reguladora implementa práticas robustas de avaliação de riscos associados aos desastres climáticos. Esse processo envolve a análise precisa dos danos, a determinação das responsabilidades e a garantia de que as indenizações sejam pagas de forma justa e eficiente.
“O trabalho que nossa equipe de regulação realiza transcende a mera resposta ao atendimento de um chamado de sinistro. Oferecemos também soluções que não apenas protegem as seguradoras de perdas financeiras excessivas, mas também asseguram que os segurados recebam o suporte necessário para se recuperarem dos danos sofridos, além de contribuir para a redução do impacto ambiental”, enfatiza Cátia.
A Way Reguladora também oferece serviços de auditoria e inspeção de processos de transporte e logística, auxiliando na identificação e correção de potenciais vulnerabilidades de segurança antes que se tornem problemas críticos. “Essa parceria estratégica e colaboração representam uma oportunidade para fortalecer as práticas de gestão de risco e sustentabilidade no setor de seguros, preparando nossos parceiros para os desafios futuros e garantindo a continuidade dos negócios”, afirma a executiva.
Apoio ao CQCS Insurtech & Inovação 2024
A Way Reguladora é apoiadora Insurtech Plus do CQCS Insurtech & Inovação 2024, marcado para os dias 12 e 13 de novembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP). No evento, a empresa apresentará suas soluções e promoverá uma palestra. Para saber mais, acesse www.cqcsinsurtech.com.br.