Notícias | 16 de outubro de 2023 | Fonte: Insurtalks

O futuro da fraude em seguros

Numa era de rápida evolução, definida pelos avanços tecnológicos e pela inovação digital, o cenário da fraude em seguros está a passar por uma transformação sem precedentes. Seguradoras e investigadores encontram-se na vanguarda de uma batalha contra fraudadores armados com novas táticas. Para manter uma vantagem competitiva, nós, como especialistas do setor, devemos prever a trajetória da fraude em seguros e compreender os indicadores que podem nos ajudar a distinguir sinistros autênticos de sinistros fraudulentos.

Em particular, existem três inovações críticas que moldarão o futuro da detecção e prevenção de fraudes em seguros: hologramas, o metaverso e identidades sintéticas.

Embora estas três possam parecer tecnologias distantes, das quais podemos esperar que tenham um impacto real na nossa indústria dentro de alguns anos – talvez até algumas décadas – muitas estão realmente em uso hoje ou estarão muito em breve. Para se manterem um passo à frente dos fraudadores, os profissionais de seguros precisam de ser informados sobre como estas inovações podem mudar a forma como a fraude é conduzida e sobre como podemos utilizá-las em nosso próprio benefício na deteção de atividades maliciosas.

Depoimentos remotos: analisando a linguagem corporal com hologramas

Elevando a experiência do tribunal digital

Imagine um depoimento realizado em um tribunal digital onde a tecnologia holográfica é usada para visualizar a linguagem corporal com a mesma precisão de uma sessão presencial. Esta tecnologia possui um enorme potencial no contexto da detecção de fraudes em seguros. Ao examinar minuciosamente sinais sutis e não-verbais, as seguradoras podem obter insights profundos sobre a credibilidade dos sinistros. Os depoimentos remotos via holograma oferecem uma abordagem simplificada e econômica para processos judiciais, tornando-os especialmente valiosos em investigações de fraude de seguros. Proporcionam flexibilidade geográfica, reduzem custos, poupam tempo, melhoram a conformidade em matéria de segurança e saúde, empregam tecnologia avançada para uma melhor observação, simplificam o registo e o arquivo e aumentam a acessibilidade, tornando o processo jurídico mais eficiente e inclusivo. Podemos examinar como os depoimentos remotos, impulsionados pela tecnologia holográfica, estão posicionados para revolucionar a nossa abordagem para avaliar a autenticidade dos requerentes.

Garantindo o Metaverso: Protegendo Transações de Propriedade Virtual

Protegendo a propriedade digital

À medida que o metaverso continua a ganhar impulso e os indivíduos participam na compra e venda de propriedades virtuais, surge uma nova fronteira de seguros. As seguradoras devem adaptar-se a este cenário em mudança, formando estratégias inovadoras para salvaguardar os segurados envolvidos em transações no metaverso. Devemos investigar os desafios e oportunidades associados ao seguro de propriedades do metaverso e como as seguradoras podem oferecer uma cobertura abrangente neste mundo digital. Os planos de seguro para propriedades do metaverso ainda estão surgindo e representam uma área de cobertura única e em evolução. As leis e apólices de seguro de propriedade existentes são projetadas principalmente para ativos físicos e podem não se aplicar diretamente à propriedade do metaverso. Como resultado, é provável que sejam necessárias novas apólices de seguro e quadros jurídicos adaptados para enfrentar os desafios distintos do seguro de activos e transacções digitais dentro do metaverso.

Identidades Sintéticas: Identificando os Fraudadores do Amanhã

Abordando o surgimento de IDs sintéticos

Numa era em que o roubo de identidade não conhece fronteiras, os IDs sintéticos surgiram como ferramentas poderosas para os fraudadores. IDs sintéticas são identidades fabricadas, criadas pela combinação de informações reais e falsas, muitas vezes usando números, nomes e endereços reais do Seguro Social. Estas identidades falsas parecem legítimas, mas não correspondem a quaisquer indivíduos reais. Eles são frequentemente usados ​​em atividades fraudulentas, incluindo golpes de seguros. Estas identidades fabricadas representam uma ameaça substancial para as seguradoras. Podemos esclarecer como os criminosos utilizam identificações sintéticas para perpetrar fraudes em seguros e explorar táticas para reconhecer e combater este problema. Com uma identificação sintética, os indivíduos podem cometer diversas atividades fraudulentas, incluindo fraude de seguros, roubo de identidade, fraude de cartão de crédito e evasão fiscal. Para combater este problema, precisamos de métodos de verificação de identidade melhorados, de uma protecção de dados mais rigorosa e de tecnologias de detecção de fraude mais eficazes. Ao permanecerem um passo à frente, as seguradoras podem proteger os seus clientes e a indústria da presença crescente de fraudes de identidade sintética.

O futuro da fraude em seguros apresenta tanto promessa quanto perigo. À medida que navegamos na intrincada intersecção entre tecnologia e engano, as seguradoras devem equipar-se com visão e conhecimento para enfrentar os desafios emergentes. Depósitos remotos usando tecnologia holográfica, garantindo propriedades do metaverso e combatendo identidades sintéticas fornecem um vislumbre da paisagem futura. Ao abordar estas questões, a indústria seguradora pode manter a confiança dos segurados num mundo em constante evolução.

As seguradoras devem aproveitar a oportunidade para reavaliar as suas estratégias de detecção de fraude, abraçar a inovação e permanecer vigilantes contra aqueles que procuram explorar o sistema de seguros. O futuro pode ser incerto, mas com previsão e preparação podemos garantir um cenário de seguros mais seguro e protegido para todos.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN