Notícias | 10 de janeiro de 2024 | Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

Restaurante cobra taxa de clientes para pagar seguro saúde dos funcionários e gera debate na internet

Um restaurante na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, gerou debate – e chegou a receber ameaças – nas redes sociais após começar a cobrar uma taxa de 4% dos clientes para pagar o seguro saúde de seus funcionários. O estabelecimento, chamado JenChan’s, justificou que a tarifa tem o objetivo de criar um fundo para ceder o benefício para os funcionários. As informações são do Atlanta News First.

De acordo com o veículo, grande parte dos clientes aprovou a decisão, mas alguns se revoltaram e criticaram a atitude na internet. Um comentário chegou a sugerir que os donos do estabelecimento “precisavam apanhar”.

A dona do JenChan’s, Emliy Chan, disse ao site que a prática existe há um ano e meio. “Sentimos que havia uma crise enorme no seguro saúde. Ninguém consegue pagar”, diz. Por essa razão, ela resolveu colocar como uma taxa adicional, para sensibilizar os clientes para a situação.

Chan abriu o restaurante seis meses antes da pandemia, e conta que forneceu seguro saúde para os funcionários que trabalhavam mais de 35 horas por semana. Quando passou a cobrar dos clientes, a empreendedora colocou um aviso no cardápio, nas notas e do lado de fora do restaurante. No texto, ela dizia que passaria a cobrar a taxa porque o valor do seguro saúde havia mais do que triplicado no ano anterior. O comunicado ainda avisa que o cliente pode pedir para remover a cobrança.

“Obrigado por fazer parte do nosso esforço para garantir que nossa equipe possa procurar atendimento para quaisquer doenças mentais ou físicas que possam enfrentar. Agradecemos todos os comentários positivos de vocês, obrigado”, diz o texto.

A empreendedora disse que o valor arrecadado no ano passado foi o suficiente para cobrir os planos de todos os funcionários da casa. De acordo com ela, as empresas sempre repassam os custos para os clientes e essa foi uma forma que encontraram de serem “transparentes”. “Poderíamos aumentar o custo de todo o cardápio em mais de 4% para compensar, poderíamos simplesmente dar às pessoas menos arroz frito e cobrar o mesmo”, disse.

2 comentários

  1. 11 de janeiro de 2024 às 19:32

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  2. Robinson da Silveira Souza

    11 de janeiro de 2024 às 8:00

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