Notícias | 9 de março de 2020 | Fonte: CQCS

Fabiana Resende, Vice Presidente do Seguro PASI destaca a importância e os desafios da mulher no mercado de seguros

No domingo (8), foi comemorado o Dia Internacional da Mulher em vários países do mundo e essa data reafirma a importância da mulher na sociedade em diferentes contextos. No setor de seguros as mulheres são protagonistas, de acordo com um estudo sobre Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil, realizado pela Escola Nacional de Seguros, em 2019, o público feminino representa 55% do total de colaboradores do setor. 

Fabiana Resende, Vice Presidente Executiva do Seguro PASI, destacou ao CQCS, como ser mulher pode agregar na vida de uma profissional do mercado, e seus principais desafios. 

Fabiana revelou que as mulheres têm o instinto de proteger as pessoas próximas, e isso pode ser uma vantagem para atuar no setor de Seguros. “Instintivamente as mulheres protegem seus entes queridos, e quando conseguem transmitir esse sentimento de forma genuína ao seu meio de atuação, as chances de sucesso aumentam substancialmente”, contou. “Afinal, proteção é a base de todo mercado segurador”, acrescentou.

“A sensibilidade da mulher pode ser um grande diferencial para o mercado de Seguros”, pontuou a executiva. 

Fabiana contou também o que mudou quando se tornou mãe, e como conseguiu conciliar sua vida pessoal e profissional. “A vida é feita de escolhas, e como não se pode ter tudo, muitas escolhas vêm acompanhadas de várias renúncias, porém acho que o mais importante é não se culpar por não dar conta de tudo e seguir firme no propósito maior que é a construção de um legado profissional. E viver o momento a cada instante, pois de nada adianta estar em casa pensando no trabalho e vice e versa. Procuro separar bem meus papéis para não gerar conflito entre minha vida pessoal e profissional, não é tarefa fácil, porém com planejamento e equilíbrio emocional, não é impossível”, disse. 

Entre os desafios do cotidiano, a Vice-Presidente conta que é preciso “jogo de cintura” para não perder o foco. “Dificuldades surgem todos os dias e é preciso ter muito jogo de cintura para lidar com tudo sem perder o foco e não desmotivar. Acredito que a parte mais desafiadora vem da gestão e desenvolvimento das pessoas que compõem minha equipe. Sou muito próxima de todos meus colaboradores, e acredito que a maior parte do meu sucesso vem do apoio e do desenvolvimento deles. E esse desenvolvimento da equipe é uma tarefa árdua, porém, a chave do sucesso, na minha opinião”, ponderou.

Os produtos do mercado que se destinam as mulheres também devem ser explorados, segundo a executiva. “Sem dúvida mulheres têm necessidades específicas e produtos adaptados para esse gênero têm muito apelo e mercado consumidor. Acredito muito nos diferenciais que lançamos para contemplar as mulheres em momentos de plenitude como a Cesta Natalidade e o Bônus por Nascimento”, disse. “Coberturas de risco específicas como câncer de mama também estão em nosso portfólio, e pela grande incidência e fácil acesso acho fundamental as mulheres pensarem em coberturas deste tipo ao contratarem sua proteção securitária”, pontuou Fabiana.

Para mulheres que desejam entrar no mercado de Seguros, a Vice-Presidente deixou o seguinte conselho: “Aprenda a lidar com as adversidades e nunca se sinta intimidada por algum profissional do sexo oposto. Na minha opinião esta questão não faz nenhuma diferença para o seu desenvolvimento e performance profissional”, recomenda.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN