Um sinistro pago com mais agilidade traz credibilidade e segurança ao segurado e sua família. Na Azos, a indenização de um seguro já foi pago em um tempo recorde, quatro dias. Leonardo Obristo, especialista de Sinistros da companhia, revelou ao CQCS como funciona o processo na empresa.
Na Azos, o processo de atendimento ao sinistro é personalizado. “Quando um Corretor de Seguros ou cliente entra em contato conosco para dar abertura a um processo de sinistro, nos colocamos prontamente à disposição para dar todo o suporte, saber como estão as coisas, quais os documentos são necessários e explicamos no detalhe sobre todo o procedimento.Caso demore em nos enviar os documentos, nós entramos em contato novamente de forma periódica para entender se existe alguma dúvida, e como podemos ajudar com a obtenção dos documentos”, explicou Leonardo.
Desde o início da operação, em abril de 2021, a Azos já teve avisos de sinistros em todas as coberturas que comercializa: Morte, Doenças Graves (DG 10), Invalidez Permanente Total por Acidente Majorada (IPTA Majorada), Diária de Internação Hospitalar (DIH) e Assistência Funeral.
“Na maioria das vezes, a família está em um momento vulnerável pela perda de um ente querido, ou o próprio segurado está em uma situação delicada de saúde, e é por isso que esse processo deve ser gentil, rápido e objetivo, para que o cliente obtenha sua indenização de forma tranquila.” completa Leo.
O tempo recorde de pagamento de sinistro foi um caso na cobertura de Doenças Graves, o pagamento foi realizado em 4 dias corridos após o recebimento da documentação. “Foi um caso muito especial para todos, pois a segurada precisava do valor com urgência para custear e iniciar o seu tratamento e sabemos que neste momento cada dia é de extrema importância”, contou Leonardo.
Hoje, o prazo para pagamento da indenização está em média de 15 dias corridos, após o recebimento da documentação completa do sinistro. É importante ressaltar que a Azos coleta toda a documentação necessária e encaminha para a Excelsior, que fica responsável por validar e programar o crédito na conta do(s) beneficiário(s) nomeado(s) na apólice de seguros.
Como acionar um sinistro na Azos?
Existem dois canais de atendimento para comunicação de sinistros: via e-mail e telefone/WhatsApp.
Leonardo explicou que, se for um Seguro de Vida, o Corretor pode acionar em nome do cliente ou qualquer familiar, mesmo não sendo beneficiário, pode fazer a comunicação de sinistro. Também existe a opção de ser um terceiro com procuração concedida pelos familiares. Em casos de coberturas de Doenças Graves, Diárias de Internação Hospitalar e IPTA, o Corretor também pode ajudar no processo ou o próprio segurado ou segurada pode abrir a solicitação.
“Aqui na Azos ainda é possível que o segurado nomeie uma pessoa de confiança para ser seu Guardião no momento da contratação da apólice. Uma vez denominado, o Guardião também pode acionar o sinistro, possibilitando que a gente procure os beneficiários para a regulação do sinistro com mais agilidade”, revelou.
E se a família não sabe do seguro/ou não entra em contato com a Azos para receber o sinistro?
Na insurtech, existe o processo de aviso de sinistro Proativo. Através do cruzamento dos dados da base de clientes com dados oficiais do governo, a empresa consegue identificar segurados que vieram a óbito e entrar em contato com o seu Corretor de Seguros, e até mesmo com a família informando que há uma apólice contratada vigente que dá direito a análise do sinistro.
“Por isso, sempre ressaltamos a importância dos segurados nomearem um Guardião no momento da contratação da apólice para ser esta ponte entre a Azos, o corretor e os beneficiários e assim agilizar todo o processo”, acrescentou Leonardo.
Questionado sobre o combate à fraude durante esse processo, Leonardo afirma: “Temos um compromisso com o combate à fraude, já que esse tipo de crime penaliza o segurado honesto, e o corretor que tem os seus clientes que paga o seu prêmio em dia e quer um atendimento diferenciado. Quando nos deparamos com casos de indícios de fraude, primeiramente procuramos tratá-los com o máximo cuidado, indo sempre em linha com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados e caso se comprove a fraude, levamos o processo ao conhecimento das autoridades policiais para que aconteça a instauração do processo criminal.”
É válido ressaltar que o artigo 171 prevê esse tipo de postura como Estelionato: “Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.
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