Notícias | 9 de dezembro de 2022 | Fonte: CQCS l Alícia Ribeiro

Sinistro de cliente Azos foi pago em 4 dias

Um sinistro pago com mais agilidade traz credibilidade e segurança ao segurado e sua família. Na Azos, a indenização de um seguro já foi pago em um tempo recorde, quatro dias. Leonardo Obristo, especialista de Sinistros da companhia, revelou ao CQCS como funciona o processo na empresa.

Na Azos, o processo de atendimento ao sinistro é personalizado. “Quando um Corretor de Seguros ou cliente entra em contato conosco para dar abertura a um processo de sinistro, nos colocamos prontamente à disposição para dar todo o suporte, saber como estão as coisas, quais os documentos são necessários e explicamos no detalhe sobre todo o procedimento.Caso demore em nos enviar os documentos, nós entramos em contato novamente de forma periódica para entender se existe alguma dúvida, e como podemos ajudar com a obtenção dos documentos”, explicou Leonardo.

Desde o início da operação, em abril de 2021, a Azos já teve avisos de sinistros em todas as coberturas que comercializa: Morte, Doenças Graves (DG 10), Invalidez Permanente Total por Acidente Majorada (IPTA Majorada), Diária de Internação Hospitalar (DIH) e Assistência Funeral.

“Na maioria das vezes, a família está em um momento vulnerável pela perda de um ente querido, ou o próprio segurado está em uma situação delicada de saúde, e é por isso que esse processo deve ser gentil, rápido e objetivo, para que o cliente obtenha sua indenização de forma tranquila.” completa Leo.

O tempo recorde de pagamento de sinistro foi um caso na cobertura de Doenças Graves, o pagamento foi realizado em 4 dias corridos após o recebimento da documentação. “Foi um caso muito especial para todos, pois a segurada precisava do valor com urgência para custear e iniciar o seu tratamento e sabemos que neste momento cada dia é de extrema importância”, contou Leonardo.

Hoje, o prazo para pagamento da indenização está em média de 15 dias corridos, após o recebimento da documentação completa do sinistro. É importante ressaltar que a Azos coleta toda a documentação necessária e encaminha para a Excelsior, que fica responsável por validar e programar o crédito na conta do(s) beneficiário(s) nomeado(s) na apólice de seguros.

Como acionar um sinistro na Azos?

Existem dois canais de atendimento para comunicação de sinistros: via e-mail e telefone/WhatsApp.

Leonardo explicou que, se for um Seguro de Vida, o Corretor pode acionar em nome do cliente ou qualquer familiar, mesmo não sendo beneficiário, pode fazer a comunicação de sinistro. Também existe a opção de ser um terceiro com procuração concedida pelos familiares. Em casos de coberturas de Doenças Graves, Diárias de Internação Hospitalar e IPTA, o Corretor também pode ajudar no processo ou o próprio segurado ou segurada pode abrir a solicitação.

“Aqui na Azos ainda é possível que o segurado nomeie uma pessoa de confiança para ser seu Guardião no momento da contratação da apólice. Uma vez denominado, o Guardião também pode acionar o sinistro, possibilitando que a gente procure os beneficiários para a regulação do sinistro com mais agilidade”, revelou.

E se a família não sabe do seguro/ou não entra em contato com a Azos para receber o sinistro?

Na insurtech, existe o processo de aviso de sinistro Proativo. Através do cruzamento dos dados da base de clientes com dados oficiais do governo, a empresa consegue identificar segurados que vieram a óbito e entrar em contato com o seu Corretor de Seguros, e até mesmo com a família informando que há uma apólice contratada vigente que dá direito a análise do sinistro.

“Por isso, sempre ressaltamos a importância dos segurados nomearem um Guardião no momento da contratação da apólice para ser esta ponte entre a Azos, o corretor e os beneficiários e assim agilizar todo o processo”, acrescentou Leonardo.

Questionado sobre o combate à fraude durante esse processo, Leonardo afirma: “Temos um compromisso com o combate à fraude, já que esse tipo de crime penaliza o segurado honesto, e o corretor que tem os seus clientes que paga o seu prêmio em dia e quer um atendimento diferenciado. Quando nos deparamos com casos de indícios de fraude, primeiramente procuramos tratá-los com o máximo cuidado, indo sempre em linha com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados e caso se comprove a fraude, levamos o processo ao conhecimento das autoridades policiais para que aconteça a instauração do processo criminal.”

É válido ressaltar que o artigo 171 prevê esse tipo de postura como Estelionato: “Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.

Ainda não faz parte do time de corretores parceiros da Azos? Clique aqui, conheça e se cadastre!

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN