Notícias | 19 de dezembro de 2023 | Fonte: Insurtalks

Corretores de Seguros precisam adotar postura inovadora

Os corretores de seguros são figuras importantes no que diz respeito ao esclarecimento e ao relacionamento com o cliente. Na oferta de um produto ou serviço, a atitude do corretor pode ser um diferencial no processo de contratação de uma apólice. Embora a tecnologia forneça mais autonomia para os consumidores, a contribuição dos corretores ainda é essencial.

A importância do trabalho do corretor de seguros

Os corretores possuem conhecimento especializado sobre uma variedade de produtos e coberturas de seguro. Eles ajudam os clientes a entender suas necessidades específicas e a escolherem as apólices mais adequadas, fornecendo aconselhamento personalizado. O Portal EY publicou uma notícia que revelou, no passado, que algumas seguradoras nos Estados Unidos e no Reino Unido estavam passando por dificuldades acerca do contato com o cliente. Muito disso se deu pela maneira burocrática de comunicação sobre informações de apólices, o que acaba construindo uma barreira entre as instâncias dos seguros e dos segurados.

Gerar valor pela colaboração e cocriação

Em uma outra notícia mais recente, o EY refletiu sobre a importância de os líderes comerciais geragem valor por meio da colaboração e da cocriação e como isso impulsiona os relacionamentos humanos. A colaboração do corretor reside justamente no esclarecimento e contato direto do cliente fazendo um intermédio. Por isso, cabe a necessidade de inovar para entender melhor o avanço do mercado e consequentemente proporcionar respostas mais assertivas ao cliente.

Programas promovem educação para Corretores no Brasil

No Brasil, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) tem o intuito de promover educação, visando desenvolver profissionais capacitados na área de negócios, especialmente no setor de seguros. Por meio de programas, a instituição fornece uma formação específica para auxiliar os profissionais a se manterem em ascensão no mercado competitivo. Esse ano, a ENS lançou uma Certificação em Aceleração Digital para Corretores de Seguros, com o objetivo de capacitar os corretores diante das mudanças digitais. A fim de adquirir mais conhecimentos acerca do universo dos seguros no intuito de proporcionar um melhor atendimento aos clientes, o sócio e fundador da Arassá Investimentos, André Crosciatti, decidiu se matricular na ENS para melhorar ainda mais sua carreira de corretor, no Curso para Habilitação de Corretores de Seguros (CHCS). “Na assessoria aos nossos clientes entendemos a necessidade de termos a certificação da Susep. Pesquisando na internet, encontramos na ENS uma forma coerente e prática de tirarmos essa certificação. Rapidamente fui contatado e fiz minha inscrição no curso” – Afirmou ele.

Descontinuação do papel do corretor é inviável

As frequentes mudanças tecnológicas deram início a questionamentos acerca do trabalho do corretor diante do mundo da digitalização. Quanto a isso, a MJV afirmou: “A transformação digital oferece inúmeras oportunidades para os corretores, por outro lado, também exige uma abordagem proativa em um mercado cada vez mais tecnológico. Aqueles que conseguirem se adaptar e abraçar as novas tecnologias estarão melhor posicionados para prosperar e atender às necessidades dos clientes. Na Era Digital, a importância do corretor de seguros no mercado segurador permanece relevante e, em muitos aspectos, até mesmo mais valorizada.”

Razões pelas quais os Corretores de Seguros jamais ficarão obsoletos

Pensando nas questões acima, o portal listou algumas razões pelas quais os corretores não ficarão obsoletos, mesmo com a digitalização, pois o trabalho de consultoria desses profissionais são fundamentais para:

Assessoria especializada;
Personalização do atendimento;
Interpretação de informações;
Acesso a diversas seguradoras;
Gestão de sinistros;
Segurança e confiança;
Acompanhamento ao longo do tempo.

Necessidade de modernização

Os corretores de seguros têm a capacidade de fornecer informações sobre serviços personalizados, orientação especializada e representação dos interesses dos clientes em um mercado muitas vezes complexo. Eles desempenham um grande papel na construção do relacionamento entre seguradoras e segurados. Pensando na permanência dessa abordagem e na proteção eficaz dos bens e interesses dos segurados, os corretores de seguros podem adotar uma postura inovadora, pensando em estratégias e se capacitando por meio de cursos para desenvolver suas práticas comerciais. Além disso, é importante que estejam atualizados com as últimas tecnologias do setor de seguros, como plataformas digitais, softwares de gestão e ferramentas de automação. Isso pode facilitar a oferta de serviços, tornando-os mais eficientes e alinhados às expectativas dos clientes.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN