Notícias | 8 de junho de 2022 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

Corretor, adeque-se a LGPD da forma correta

As formas do Corretor se adequar à LGPD foram tratadas durante um webinar promovido pela Quiver. Deborah Sousa, que faz parte do time Jurídico/ Compliance da companhia, instruiu os profissionais do mercado sobre como suas empresas devem se comportar para não serem enquadrados pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) e correrem o risco de sofrer sanções.

A LGPD está em vigor desde agosto de 2018 e suas sanções passaram a valer em agosto de 2021. Segundo Deborah, se trata de uma lei que faz com que todos os setores precisem se adequar. Seja pessoa física ou jurídica, há processos para serem revistos. “Em fevereiro, a proteção de dados se tornou um direito fundamental, previsto no artigo quinto da Constituição. É considerada um preceito mínimo para uma vida digna”.

Para os Corretores de Seguros, o que precisa ser feito é atentar-se às bases legais de tratamento. “É importante lembrar-se do consentimento, se recebeu uma lista de leads para trabalhar, é bom ter cuidado em saber se essas pessoas deram o consentimento para que os nomes deles fossem divulgados”.

Deborah ainda destacou que é preciso estar atento às regras e controles internos para o tratamento de dados pela equipe. Detalhando o dia a dia do Corretor, ela destacou que é importante mapear leis e os fluxos de tratamento, identificar que tipo de dado cada área tem acesso. “Desenvolva um plano de ação para melhoria ou correção, implante medidas de segurança, crie/revise políticas e processos, treine a equipe em relação a lei”. Esses alertas foram feitos porque, segundo Deborah, é comprovado que as maiores incidências de vazamento de dados acontecem por conta de falha humana. 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN