Notícias | 14 de outubro de 2021 | Fonte: Quiver

Conheça as 6 competências do corretor de seguros do futuro

O mercado de seguros, o que envolve, é claro, o corretor de seguros, é um segmento em constante transformação. Todos os dias, novos produtos, técnicas e tecnologias surgem para ditar os rumos do setor. De fato, o corretor precisa obter novas competências para se adaptar às mudanças do mercado e se tornar o futuro dos seguros.

De fato, além de capacidades técnicas, que envolvem pleno conhecimento do setor, marketing, vendas e tecnologias que envolvem sistemas de gestão, cálculos e das próprias seguradoras, existem também algumas competências ‘extracurriculares’ em alta no mercado que ditarão a profissão do corretor de seguros, assim como diversas outras, no futuro.

Mas afinal, o que define um ‘profissional do futuro’ e quais são estas habilidades que você deve adquirir para manter-se atualizado e relevante no mercado?

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) o profissional do futuro é aquele capaz de desenvolver novas competências atreladas a fatores como organização pessoal, gestão de tempo e capacidade de colaboração com a equipe, de modo a dar continuidade a projetos que obtenham êxito.

Pensando nisso, listamos 6 competências que você deve desenvolver para se enquadrar neste novo e promissor perfil profissional.

1 – Competências do corretor: Inteligência Emocional

Você com certeza já deve ter escutado esse termo por aí. Mas afinal, o que a tão comentada Inteligência Emocional significa? O conceito básico da Inteligência Emocional resume-se à capacidade de identificar e controlar suas emoções e também compreender aquelas de outras pessoas.Uma boa estratégia para lidar com clientes e contornar negociações complicadas, não é mesmo? Isso torna você o corretor ideal para o seu cliente, se adaptando a qualquer situação.

2 – Técnicas de Negociação

Algumas formas de atendimento ao cliente já foram completamente substituídas por chatbots inteligentes capazes de fazer um contato inicial. Se existe algo que a tecnologia ainda não encontrou uma maneira de substituir, é a nossa capacidade de negociação e, por isso, é que ela é tão importante para o profissional do futuro.

Com conhecimentos em técnicas de negociação, sua capacidade de convencer e persuadir clientes através de suas ideias e conhecimento técnicos fica muito mais apurada para fechar cada vez mais novos negócios!

3 – Competências do corretor: Criatividade e Inovação

A criatividade não se limita apenas a uma grande ideia que fará com que você obtenha uma promoção na empresa ou crie um novo produto inovador no mercado.O que muitas pessoas acabam esquecendo, é que a criatividade também é fundamental para otimizarmos nossa rotina, portanto, ser criativo é também encontrar novas maneiras de fazer um trabalho melhor, mais rápido e com mais resultados!Isso se torna uma das competências do corretor fundamentais para nos adaptarmos às mudanças constantes no mercado de trabalho.

4 – EmpatiaUma das grandes qualidades de corretores de seguros de sucesso é a empatia, competência essa que será cada vez mais requerida na rotina profissional.Ao desenvolver a nossa escuta empática, somos capazes de nos colocar no lugar de nossos clientes para entender suas reais necessidades, criar conexões e oferecer sempre os melhores seguros para aquilo o que elas realmente buscam.

5 – Perfil de Liderança

Ter um perfil de liderança não é exclusividade para gestores. Lembre-se: você pode até não gerenciar pessoas no seu dia-a-dia no trabalho, mas deve gerenciar seu tempo, suas metas e tarefas, o que faz de você, o seu próprio líder.Sendo assim, independente do seu cargo ou posição na empresa, esta é uma competência que você, com certeza, deve desenvolver.

6 – Habilidade para lidar com dados e novas tecnologias

Os dados são a moeda do século XXI! Ter dados e não saber analisá-los é o mesmo que não tê-los. Por isso, o corretor do futuro deve sempre embasar suas estratégias e decisões em dados, além de ter pleno conhecimento das ferramentas tecnológicas que possibilitam a coleta e análise dos mesmos.Com seguindo essas dicas é possível melhorar as competências do corretor para se tornar o melhor do mercado. Se adaptar às tendências em relação ao futuro é o que faz do profissional cada vez mais capacitado e pronto.

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