Notícias | 21 de dezembro de 2023 | Fonte: CQCS l Manuella Cavalcanti

Com impulsionamento do Lloyd’s Lab, Suyana reinventa Mercado de Seguros para enfrentar desafios climáticos

Reprodução: LinkedIn

Após se conhecerem na pós-graduação em Economia da Universidade de Harvard, Rodrigo Garcia e Fernando Yu fundaram uma startup que fornecia seguros para produtos agrícolas: a Suyana. Frente às bruscas mudanças climáticas e as graves consequências, especialmente para populações vulneráveis, a companhia se dinamizou e se transformou em uma plataforma flexível, a fim de oferecer soluções de seguros climáticos em diferentes setores, riscos e geografias. 

Neste cenário, a Suyana desenvolve, hoje em dia, soluções de seguros para eventos climáticos extremos para ambientes urbanos e agricultura em países em desenvolvimento. A companhia comercializa os produtos por meio de esquemas de seguros integrados através de entidades locais, tais quais governos e instituições financeiras. Aos clientes B2B, a Suyana fornece uma solução de Software como Serviço (SAAS). 

Rodrigo Garcia, CEO e co-fundador, explicou que o principal fundamento da empresa é proporcionar impacto social e, ao mesmo tempo, desenvolver um negócio que pode crescer: “Suyana significa ‘esperança’ em quíchua, a língua das comunidades indígenas dos Andes sul-americanos. Como tal, somos uma empresa social, o que significa que queremos que os nossos produtos tenham impacto social enquanto criamos um negócio rentável e escalável”. 

Criada em 2019, a Suyana já deixou um impacto grandioso no Mercado de Seguros. Ao longo do tempo, a empresa, sediada em Boston, já foi reconhecida por diversas instituições ao redor do mundo: fez parte da coorte 11 do Lloyd’s Lab e recebeu apoio da Halcyon Foundation, Harvard Innovation Labs, Village Capital, CORFO do Chile e Google for Startups. 

No início deste ano, a Suyana foi finalista do RISE Challenge na Virgínia, EUA. Mas não foi o único motivo pelo qual Rodrigo avaliou a temporada de 2023: “Fizemos parte do programa de aceleração do Lloyd’s Lab em Londres, o que impulsionou o nosso negócio em diversas dimensões. Temos pilotos preparados para trabalhar em vários países da América Latina, trabalhando com governos e instituições financeiras. Além disso, melhoramos nossos produtos e, recentemente, abrimos nossa rodada de pré-lançamento para investidores.”. 

Com o objetivo de continuar crescendo no Mercado de Seguros Global, a Suyana tem objetivos bem traçados. Para 2024, a companhia espera ter pilotos em dois países, atuar nas verticais e perigos de secas para a agricultura e disrupção empresarial para áreas urbanas. “Em 2024, queremos nos tornar uma Agência Geral de Gestão/Subscritora (MGA/MGU)”, comentou ele. Para os anos seguintes, a Suyana pretende ter receita positiva em diversos países, bem como participar de novos mercados, como Ásia e EUA. 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN