No CQCS Insurtech & Inovação 2024, Luciano Alonso, DPO da Way Reguladora, Daniel Barbosa, CEO da Cilia Tecnologia, e Leonardo Carvalho, insurance advisor da 7COMm, discutiram como a conectividade e o avanço tecnológico estão revolucionando a gestão de sinistros, proporcionando respostas quase instantâneas e otimizando a experiência do cliente. O debate ocorreu na sala “Denise Bueno,” nomeada em homenagem à jornalista por sua contribuição ao setor.
A tranquilidade ao contratar um seguro é um dos principais benefícios na oferta de seguros. Para garantir que a proteção seja robusta e atenda aos clientes em momentos de dificuldade, o seguro deve aliar agilidade na resposta à precisão e empatia no atendimento.
No que diz respeito à regulação de sinistros, o insurance advisor da 7COMm destacou a solução AIDataCapture7, focada em otimizar o processo de “unboarding” a partir da recepção de documentos. Esse projeto começou com o desafio de mapear todo o processo de regulação de sinistros, desde a notificação até a abertura do processo. “Fizemos uma revisão detalhada de cada etapa do processo de sinistro, identificando lacunas que poderiam ser supridas com nossa solução.”
Carvalho explicou que a 7COMm recebeu documentos relacionados à abertura de sinistros e começou a treinar sua inteligência artificial com base nessas informações. Foram realizadas análises que incluem a extração de todos os metadados dos documentos para verificar a consistência com as informações fornecidas. Após essas análises, a solução toma a decisão e direciona o processo para fluxos de pagamento, verificação manual ou modelo antifraude.
A Ciia também se posiciona como um suporte importante na gestão de riscos. “A interpretação de um aviso de sinistro, seja para verificar se o segurado estava certo ou não, é possível com a inteligência artificial”, afirmou Barbosa. Uma das soluções da empresa para atender às necessidades do mercado é a assistente virtual Ce.Cilia, que fornece respostas rápidas aos clientes, não apenas pelo WhatsApp, facilitando a jornada de sinistro. “Hoje, um sinistro que leva dias para ser regulado pode ser solucionado em minutos”, completou.
O DPO da Way Reguladora destacou três prioridades iniciais: aumentar a resiliência do negócio, atender aos requisitos da ISO 27001 e garantir conformidade com a LGPD. Para isso, foram implementados processos de resposta a incidentes e relatórios de pactos de dados, reforçando a competitividade e a preparação da empresa para as exigências de seguradoras e reguladores. A conformidade não só reduz riscos, como fortalece a sustentabilidade e a proteção de dados, assegurando a longevidade do negócio. “Precisamos identificar os riscos, avaliar as ameaças e impactos e definir como proteger as empresas”, concluiu.
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