A avaliação de tábuas biométricas e a escolha de hipóteses que orientam os estudos atuariais estarão em pauta no próximo ANSP Café Live, promovido pela Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP). O encontro será realizado no dia 10 de novembro, terça-feira, às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube.
Com o tema “Além dos testes estatísticos: metodologias e procedimentos para estudos de aderência de tábuas biométricas”, a iniciativa pretende discutir os métodos utilizados para avaliar a adequação das hipóteses biométricas, além da importância do julgamento atuarial e das práticas de governança na seleção dessas premissas.
A programação será dividida em dois painéis. O primeiro abordará os testes estatísticos de aderência, com participação de Juscelino Zemiacki, estatístico e sócio da Mirador. Entre os assuntos previstos estão os objetivos dos estudos de aderência de hipóteses biométricas, os testes estatísticos mais adequados e a importância de um processo estruturado para analisar a adequação das tábuas.
Já o segundo painel tratará do julgamento atuarial e das práticas de governança na avaliação e seleção de hipóteses. O debate será conduzido por Sátyro Teixeira, atuário e diretor da Willis Towers Watson (WTW), que abordará o processo de aprovação de hipóteses nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), a análise contextual na escolha das premissas e os efeitos dessas decisões no curto e no longo prazo.
A abertura será realizada por Edmur de Almeida, presidente da ANSP. Na sequência, Sergio Rangel, coordenador da Cátedra de Previdência Complementar da entidade, e Magali Zeller, coordenadora da Cátedra de Atuária, farão a contextualização do tema. A mediação ficará a cargo de Andrea Vanzillotta, vice-coordenadora da Cátedra de Previdência Complementar. O encerramento será conduzido por Magali Zeller.
A coordenação do encontro é de Ana Paula Costa, diretora de Eventos da ANSP, Sergio Rangel e Magali Zeller.
Serviço
ANSP Café Live — Além dos testes estatísticos: metodologias e procedimentos para estudos de aderência de tábuas biométricas
Data: 10 de novembro de 2026 (terça-feira)
Horário: 10h
Transmissão: canal da ANSP no YouTube
Acesso: https://www.youtube.
Realização: Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP).

