Carreira & Gestão | 1 de abril de 2024

Por Que Agora? A Importância de estar preparado para a próxima fase (da sua carreira ou empresa)

A lua tem fases. O ano tem estações. A vida tem ciclos.
Essas questões me fazem refletir sobre a importância de estar preparado para quando a próxima fase chegar. Se a vida é uma roda gigante e existe um tempo determinado para altos e baixos, se você estiver preparado é só uma questão de tempo para a sua realidade mudar.


O Tempo como aliado

Assim como na natureza há um tempo certo para cada estação, na nossa jornada profissional também existe um tempo adequado no processo de crescimento. Esperar e identificar o momento propício não significa procrastinar, mas sim aproveitar o momento presente para se preparar de forma mais sólida e desenvolver competências comportamentais para se destacar nos desafios futuros.

Experiência para adquirir competências

Vivenciar experiências é fundamental para o aprendizado e desenvolvimento de competências essenciais para obtenção de resultados efetivos. Cada desafio superado, cada obstáculo enfrentado e cada característica comportamental aperfeiçoada contribui para novos conhecimentos, habilidades e atitudes que não estão disponíveis na escola, faculdade ou cursos de especialização.

A Importância da paciência e consistência no processo de crescimento

O provérbio cotidiano já dizia: – Cuidado para não colocar a carroça na frente dos bois.
A paciência é uma virtude inteligente quando se trata de crescer a carreira ou o negócio. O reconhecimento e a ascensão profissional muitas vezes vêm como fruto de um trabalho árduo e perseverante, que demanda tempo e dedicação. É com a espera da estação certa que se colhem os frutos. Pode uma árvore dar bons frutos se não respeitarmos a época certa dela dar frutos?

A Sabedoria de reconhecer o momento oportuno

Assim como na guerra, é fundamental saber reconhecer o tempo certo para agir. Às vezes, a espera pode ser mais significativa do que a ação imediata, pois permite aprimorar as emoções, adquirir novos comportamentos e se fortalecer através da fragilidade do inimigo. Conhecer os pontos fortes e pontos fracos da situação vai te fazer um profissional preparado para agarrar a oportunidade quando ela chegar. 

Estar atento à detalhes pode te ajudar a colher os frutos em época boa, caso contrário se corre o risco de colher frutos obsoletos para o mercado. Tai a importância do aprendizado contínuo. 

Se levarmos em consideração que a geração Z (nascidos aproximadamente entre 1995 e 2010) se comporta completamente diferente da geração X (nascidos aproximadamente entre 1965 e 1981) seus propósitos e visão de mundo muitas vezes entram em conflito. Sem a sabedoria para reconhecer e aceitar novas fases e novas estações dificilmente vamos conseguir algo novo que possa evoluir além de nós.

Estudar o inimigo e treinar as ações possíveis são estratégias para vencer.  Por isso não fique parado, esteja preparado!

Esperar um voo ou aguardar um ônibus não significa que você não está em movimento. Diante de cada desafio e oportunidade, lembre-se que o tempo certo sempre chega, e é nele que encontramos o tempo para nosso crescimento e sucesso. 

Como um surfista aguarda a onda chegar posicionado com a prancha na mão, esteja atento para surfar as ondas corporativas.  Afinal, a qualquer momento tudo pode mudar.

Bruna Garcia

Apaixonada por empreendedorismo, Bruna Garcia é fundadora da Megaluzz Negócios, empresa especialista em gestão estratégica e desenvolvimento de pessoas. Coautora do Best Seller “Comunicação Assertiva”, criadora do método PACS- Programa de Alta Performance para Corretores de Seguros, é consultora de Gente e Gestão, atração & seleção de talentos com foco no desenvolvimento de times de alta performance. Seu trabalho alia técnicas de desenvolvimento humano, ferramentas de administração e inovação com recursos adquiridos ao longo de sua experiência de mais de 20 anos no segmento seguros varejo, concessionárias e bancos com a missão de ajudar pessoas e empresas na transformação de seus resultados. Consultora pela FGV, Especialista em vendas e negociação (FIA), MBA em Gestão Empresarial e Coaching (FESPSP), Graduada em negócios securitários (Unibero-Anhanguera) é Master e Team Coach membro da SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching e International Association of Coaching (IAC). Certificada em design thinking, é analista de inteligência emocional, competências e comportamental emitidas pela SLAC, AC, EMCC, PCA, Atools, Master Practitioner em PNL pela SIPNL, Scrum Master e Corretora de Seguros todos os ramos por formação (ENS-Escola de Negócios e Seguros).

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