Notícias | 23 de junho de 2023 | Fonte: Youse

Youse vive transformação e vira case de sucesso ao implementar Cultura Ágil

Insurtech trouxe time de agilistas e, após um ano de desenvolvimento, já entra no Top 20 empresas referências em agilidade

A Youse, plataforma de seguros 100% digital, começou a implementar há cerca de um ano um modelo de gestão e desenvolvimento baseado na metodologia ágil. O Centro de Excelência em Agilidade criado pela Insurtech é composto por profissionais responsáveis por difundir a iniciativa em todos os setores e áreas da empresa, o que tem aumentado gradativamente a eficiência nos processos nos times de tecnologia, comunicação, RH, operação, engenharia e outras áreas.

Em abril de 2022, o framework YSA (Youse Strategic Alignment) foi premiado em 1º lugar na categoria Ágil em Escala do Prêmio Agile Brasil, da Agile Trends. Ao conseguir tornar o Ágil parte da rotina da seguradora, a Youse se destacou entre 101 empresas na principal premiação que avalia a prática de agilidade e seus resultados.

“A Agilidade hoje já faz parte da cultura organizacional da Youse. Nós começamos identificando os principais gaps no ecossistema da empresa para impulsionar melhorias a partir disso. Traçamos métricas e ferramentas que trouxeram mais eficiência para uma estrutura focada em atender a empresa e o cliente. Hoje, na Youse, todos os times trabalham com um claro objetivo em comum e não pensando somente em sua área”, explica Taiolor Morais, CTO da Youse.

O modelo Ágil está otimizando o tempo de serviço de cada área. O senso de urgência e tempo de resposta também melhoram com a inovação, além de alavancar os níveis de execução do negócio. Mudanças essas que vão muito além do dia a dia da Insurtech e também levam melhorias para clientes, mercado, colaboradores, sociedade e meio ambiente.

“Nosso próximo objetivo é escalar isso, levar a Agilidade Organizacional para um outro patamar na Youse. Estamos treinando agentes de mudanças para estabelecer toda essa estrutura Ágil até 2025, para que isso esteja presente na cultura da empresa, de ponta a ponta, desde os funcionários até o presidente. A percepção das pessoas cresceu muito diante deste novo modelo de trabalho, estamos conseguindo tangibilizar o resultado”, completa Taiolor.

Primeira seguradora 100% digital do Brasil, a Youse tem inovação em seu DNA e um dos valores da empresa é ter o cliente como ponto de partida. Taiolor Morais, diretor de tecnologia da Youse, também é um dos responsáveis por dirigir o Youse Agile Center of Excellence. A prática ainda tem sido difundida entre outros executivos e diretores da seguradora, com um manifesto que tem como princípio ideias como: adaptação, colaboração, ciclos curtos e práticas emergentes.

“O Centro de Agilidade funciona como uma frente feita para apoiar pessoas, produtos e processos através das tecnologias exponenciais. A Cultura Ágil é necessária para uma empresa crescer e aprender com os dados, tornando o trabalho mais fácil e melhorando a proposta de valor para o cliente”, finaliza Taiolor.

Sobre Youse


Criada em 2016, a Youse é pioneira entre as insurtechs no Brasil. Oferece seguros para carro, casa e vida, por meio de uma experiência 100% digital, em que o cliente pode personalizar o seguro com as coberturas e assistências que quiser, fazer vistoria online e ainda pagar como uma assinatura mês a mês via cartão de crédito ou à vista com Pix, para contratos anuais. Além da contratação, é possível alterar e acrescentar serviços, de forma rápida e descomplicada pelo app ou site. A Youse também oferece um clube de vantagens exclusivas com programa de recompensas, como o Youse Friends, o Convide e
Ganhe R $50, além de descontos em empresas e estabelecimentos parceiros.

Um comentário

  1. José Augusto Ferreira da Silva

    23 de junho de 2023 às 18:18

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN