Notícias | 16 de novembro de 2023 | Fonte: Insurtalks

Uso da tecnologia na prevenção do câncer de próstata: como as seguradoras podem agir no cuidado com o cliente

Campanhas preventivas contribuem para a conscientização Como estratégia de fomentar a conscientização das pessoas acerca da saúde, campanhas que adotam cores aos meses têm o objetivo de alertar para o diagnóstico e os devidos cuidados a fim de preservar o bem estar da população. Assim acontece, por exemplo, com os meses de Setembro Amarelo, Outubro Rosa, e atualmente, o Novembro Azul.

Segundo tipo de câncer que mais mata a população masculina

O mês da prevenção do câncer de próstata busca atrair olhares para a necessidade de atenção na saúde dos homens. A página do Ministério da Saúde publicou dados relevantes para a divulgação do Novembro Azul de 2023. De acordo com o INCA, no Brasil são registrados 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano. Dentre os tipos de câncer, o de próstata assume o segundo lugar dos que mais levam a população masculina a óbito. Na ocorrência de quaisquer sintomas, o INCA indica que os homens procurem assistência médica. Para constatação da presença do câncer, é necessário que os pacientes realizem o exame de PSA e toque retal, no entanto, o portal afirma que não existe recomendação para rastreamento da doença, “uma vez que as evidências atualmente disponíveis apontam para balanço desfavorável entre os riscos e benefícios para a saúde dos homens. Caso o homem deseje realizar esses exames, deve-se realizar a decisão compartilhada, após o profissional de saúde conversar sobre todos os possíveis riscos do rastreamento”.

Convênios de saúde cobriram média de 15 mil internações por câncer de próstata

A FenaSaúde pretende encorajar a população masculina a desenvolver o autoconhecimento, utilizando o mês de novembro para disseminar dados apurados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Segundo a ANS, em média 15 mil internações hospitalares pelo quadro de câncer de próstata foram cobertas pelos convênios de saúde em 2022. A FenaSaúde ainda alegou que no ano de 2022 a quantidade de homens que possuíam seguro saúde chegou a 23,4 milhões, o que corresponde a 47% do número total de usuários de serviços privados de saúde.

Wellbe organiza calendário de ações para conscientização de doenças

A Wellbe, insurtech voltada para a saúde empresarial, organizou um Calendário de ações de saúde corporativa em 2023, que detalha todas as campanhas de conscientização de doenças durante os meses do ano e suas cores. A empresa também lançou este mês um Wellbe Talks, abordando os cuidados necessários para a saúde integral do homem. Na conversa em vídeo, Larissa Alquati, enfermeira especialista e integrante da equipe Wellbe, e o Dr. Daniel Petkov, médico do trabalho, se reuniram para debater o Novembro Azul, refletindo sobre a necessidade de atenção na saúde masculina. O médico aponta que o diagnóstico precoce aumenta 83,2% a chance de sobrevivência de um paciente em 5 anos, segundo dados obtidos no Reino Unido. Com isso, ele indica que é preciso que os homens façam um trabalho de autoconhecimento, a fim de perceber o seu corpo para identificar mudanças que podem ser sinais de alerta.

Tecnologias que podem ser incorporadas pelas seguradoras para auxiliar na prevenção

Pensando em integrar ações que busquem o incentivo à prevenção, as seguradoras podem considerar recursos e ferramentas que podem ajudar o segurado a se manter atento a sua saúde. O Dr Keith Klintworth, diretor geral da Vitality, reconheceu a importância do desenvolvimento contínuo da tecnologia para triagem, indicando a necessidade dos seguros de saúde considerarem estratégias inovadoras para apoiar a saúde mental e jornadas clínicas contínuas. Ao oferecer o serviço de telemedicina, o seguro saúde facilita o acesso de consultas e acompanhamento médico ao cliente.

Aplicativos permitem monitorar saúde de casa e ajudar na prevenção

Os aplicativos de saúde permitem que os segurados monitorem sua saúde sem precisar sair de casa, uma vez que podem enviar lembretes para reforçar a necessidade de realizar exames de rotina, e fornecer informações sobre prevenção do câncer de próstata.

É preciso incentivar o uso de dispositivos de monitoramento

Incentivar o uso de dispositivos de monitoramento também pode ajudar na prevenção. Com o uso dos smartwatches é possível que os usuários observem padrões de saúde e compartilhem com os profissionais de saúde resultados de atividades físicas, batimentos cardíacos e controle do sono, por exemplo. Além disso, utilizando os dados e as inteligências artificiais em programas e aplicativos, é possível que os segurados sejam alertados sobre eventuais mudanças em padrões de saúde registrados, recomendando ações preventivas.

Há possibilidades sendo desenvolvidas para o futuro

Na era digital, as seguradoras estão trilhando um caminho inovador ao incorporar tecnologias avançadas em suas estratégias de cuidado com o cliente. O uso de aplicativos que possibilitam o monitoramento da saúde no conforto do lar representa um passo significativo na prevenção do câncer de próstata. Além disso, há ainda muitas possibilidades se desenvolvendo dentro da medicina que podem ser usadas pelo setor de seguros no futuro como, por exemplo, a IA capaz de analisar exames cerebrais em busca de marcadores genéticos do Alzheimer. Esse tipo de ferramenta pode ser usada futuramente para que as seguradoras incentivem seus clientes a adotarem medidas de prevenção a partir do diagnóstico precoce. Essa medida, além de ajudar o próprio segurado em relação à possível doença, colabora com a personificação das apólices.

Contribuição da indústria de seguros para a prevenção de doenças e para a saúde dos segurados

Assim, ao utilizarem essas tecnologias, as seguradoras podem contribuir para a prevenção do câncer de próstata e também fortalecem o relacionamento com os segurados, demonstrando intenção de alertar para a manutenção da saúde e bem-estar da população masculina estabelecendo, assim, um novo paradigma na forma como a indústria de seguros contribui para a prevenção de doenças e o fortalecimento da saúde da comunidade que atende.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN