Notícias | 6 de março de 2018 | Fonte: Medium

Segurobot, uma máquina de vendas com inteligência artificial

Esse foi um dia muito especial para a O2OBOTS. Fomos convidados a compartilhar nossa história e os primeiros resultados da nossa máquina de vendas — que utiliza inteligência artificial para vender seguros — para uma platéia diferenciada, formada pelas principais lideranças do mercado, presente no 23o Encontro de Líderes do Mercado Segurador.

A O2OBOTS criou uma inteligência artificial com personalidade de inside sales.
“São robôs treinados para vender!” Não são robôs de atendimento ou suporte a usuários. São robôs educados, treinados para qualificar leads em grande escala para os corretores de seguro venderem mais!

Acredito que a melhor forma de materializar a nossa proposta de valor é visualizar como se estivéssemos fornecendo “um” robô para cada corretor de seguro. Entretanto, esse “um” robô tem um conceito expandido.

Explico: se neste segundo tiver um usuário conversando com a plataforma, temos um robô trabalhando. Se no segundo seguinte, por mérito do departamento de marketing, tiver 5 milhões de usuários simultaneamente conversando com a plataforma, teremos 5 milhões de robôs. On demand! Portanto, é como se estivéssemos fornecendo um “mini exército” de robôs para realizar aquelas tarefas operacionais e repetitivas que as pessoas não querem mais fazer ou que podem ser muito melhor executadas pela inteligência artificial.

Resultado: a inteligência artificial realiza 90% das tarefas operacionais e deixa as pessoas livres para vender mais!

Habilidades da Inteligência Artificial
Toda vez que falamos aqui na O2OBOTS em inteligência artificial, sempre pensamos na equação: nova habilidade = aprender novo processo operacional e repetitivo.

A O2OBOTS mapeou mais de 30 processos operacionais que podem ser muito melhor executados pela inteligência artificial e está transformando cada um destes processos em novas habilidades.

A plataforma já aprendeu +10 habilidades. E, consumindo serviços (APIs) de outras Insurtechs — pertencentes ao mesmo ecossistema, esta inteligência está aprendendo a “analisar o perfil social digital” (Vality) e também está aprendendo a “analisar o comportamento de direção do motorista” (Drive-on). Logo, estará aprendendo a emitir Apólices utilizando blockchain.

A inteligência artificial já aprendeu a “conversar com os usuários” e também aprendeu a “qualificar leads”. E a cada diálogo, aprende mais. Quanto mais aprende, melhor qualifica. Talvez a habilidade mais relevante que esta inteligência artificial já aprendeu é a habilidade de “alimentar o funil de vendas” dos canais de distribuição de seguros.

Esta inteligência já aprendeu e está aprendendo cada vez mais. Hoje já orienta os usuários a respeito de 5 tipos de seguros no Brasil e 3 tipos de seguros na França.

Para simplificar, chamamos essa habilidade de “alimentar o funil de vendas” de máquina de vendas!

E como funciona essa máquina de vendas?
A inteligência artificial captura os usuários online gerenciando campanhas de aquisição de usuários. A inteligência está analisando cliques, custo por clique, taxas de cliques, perfil e interesses de quem clica.

A inteligência artificial está capturando melhores cliques, as taxas de cliques estão aumentando e os custos por clique estão diminuindo. A inteligência artificial está capturando cada vez mais usuários mais interessados e reduzindo os custos de aquisição de novos clientes.

Após clicar nos anúncios gerenciados pela inteligência artificial, o usuário é direcionado para conversar diretamente com o Segurobot.
Portanto, a inteligência artificial captura o usuário online, conversa com ele, qualifica, faz uma oferta e, assim como acontece com o comércio eletrônico, grande parte dos carrinhos de compras são abandonados online. Entretanto, essa inteligência artificial pega esse carrinho abandonado online e entrega para os corretores de seguro venderem mais.

Os corretores recebem leads qualificados e aquecidos pela inteligência artificial.

E as taxas de conversão da inteligência artificial?
A inteligência artificial está convertendo 92% dos leads em leads de marketing (MQL — agora os leads estão habilitados para serem nutridos). Está convertendo 54% dos leads de marketing (MQL) em leads de vendas (SQL — leads que querem comprar). Essa inteligência artificial está convertendo 35% dos leads de vendas (SQL) em oportunidades reais que estão sendo entregues para os corretores de seguros.

E quanto converte em vendas?
Nos últimos 4 meses, após inúmeros ajustes finos (machine learning + curadoria de diálogos feita pela nossa equipe de pessoas), aumentamos a taxa de conversão de 5,56% para 22,22%. Isso significa que a cada 5 pessoas que falam com a inteligência artificial, 1 compra o produto com os corretores de seguro.

A inteligência artificial e os corretores de seguros levaram cerca de 6 meses para atingir a taxa de conversão de 22%.
Por que converte mais?
O maior benefício do uso da inteligência artificial é o aprendizado! A oportunidade de replicar o conhecimento vale muito mais que as altas taxas de conversão.

Motivos de melhor conversão:

Os leads são melhor qualificados,
O corretor telefona na hora certa (quando o cliente mais precisa),
0 corretor realiza uma ligação consultiva (não é uma ligação agressiva de venda, querendo empurrar produto para atingir meta) e, por último,
A ligação é feita por um corretor educado, preparado, especializado no produto.
Este modelo de conversão do seguro viagem foi replicado para os demais tipos de seguros disponibilizados no Segurobot e as corretoras de seguros começaram a melhorar suas taxas de conversões de vendas.

O tsunami da transformação digital
Deixamos a nossa contribuição para todos os presentes, destacando “5 premissas do novo comportamento do consumidor”:

# Premissa no. 1
Muitas vezes não é um novo cliente, apenas o “seu” cliente com novo comportamento.

# Premissa no. 2
O “seu” cliente deseja respostas instantâneas a qualquer hora em qualquer lugar.

# Premissa no. 3
O “seu” cliente não deseja mais receber a sua ligação a qualquer hora!

# Premissa no. 4
O “seu” cliente também não quer mais usar aplicativo instalado no smartphone.

# Premissa no. 5
Todo dia o “seu” cliente interage ao menos com um aplicativo de mensagem.

 

As Insurtechs participantes deste ecossistema estão sendo muito bem recebidas pelo mercado segurador e estão comprometidas em resolver problemas do dia-a-dia para levar o produto seguro para 82% da população brasileira que não possui nenhum tipo de seguro.

Essa inteligência artificial, chamada Segurobot, está sendo cada vez utilizada. Na metade de janeiro, o Segurobot foi listado na nona posição dentre os bots mais utilizados na categoria serviços financeiros. No dia 01 de março, foi listado na primeira posição na mesma categoria e apareceu na décima quarta posição na categoria mais populares.

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