Notícias | 23 de junho de 2023 | Fonte: SindSeg MG/GO/MT/DF

Seguro na escola premia os vencedores da edição 2022

“Ser jovem seguro” foi o tema do concurso de redação, realizado desde 2009 pelo Sindicato

Um futuro mais seguro é construído com educação. Esse é o propósito do programa Seguro na Escola, promovido pelo SindSeg MG/GO/MT/DF desde 2009. Por meio da iniciativa, é realizado um concurso de redação para estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, após participação em oficinas pedagógicas que abordam a importância da segurança em qualquer etapa da vida. No dia 3 de março, foi a vez de anunciar os vencedores durante cerimônia na sede do Sindicato, com presença doa família dos estudantes, diretores e professores das instituições e diretoria da entidade.

Foram realizadas 190 oficinas pedagógicas, resultando na inscrição de 1.758 redações. Desse total, os autores das 16 melhores, um de cada escola, foram premiados. O presidente do Sindicato, Marco Neves, destacou a qualidade do conteúdo produzido. “Em poucas linhas, as redações trouxeram muita sensibilidade e ampla visão de mundo. Tudo isso nos mostra o potencial desses jovens. Vejo-os como diamantes brutos que precisam ser lapidados, já que eles têm muito a contribuir com a nossa sociedade”.

 

Marco Neves, presidente do SindSeg 

A presidente da Comissão Técnica de Benefícios, Juliana Queiroz, integrante do comitê julgador do concurso, também elogiou o teor dos textos. “Acompanho a iniciativa desde a primeira edição e essa evolução é notória a cada ano. Me emociono muito com as redações”, disse.

Juliana Queiroz, presidente da Comissão Técnica de Benefícios 

As agentes pedagógicas lembraram dos desafios enfrentados para a retomada do programa após a pandemia. “Apesar das dificuldades, é muito recompensador ver os resultados conquistados, pois, como educadora, acredito muito no poder das palavras”, afirmou Renata Helena.

Renata Helena, agente pedagógica 

 Vencedores

O primeiro lugar do ranking ficou com Ana Salomão, da Escola Estadual Dom Cabral. “Nunca imaginei que estaria aqui hoje. Participar desse concurso foi muito mais que aprender sobre segurança, foi um incentivo para mim, já que sempre gostei de escrever”. A mãe dela, Isabela Bessa, destacou, orgulhosa, a habilidade da filha. “Ela escreve todos os dias”.

Da esq. para a dir.,: Ana Beatriz, Gabriel e Túlio 

O segundo lugar ficou com Gabriel Almeida, da Escola Estadual Pedro Aleixo. O texto dele exaltou a importância da educação para os jovens. “Por meio dela, as pequenas vozes são potencializadas. Educação é muito mais que português e matemática, é ter coragem para transformar as nossas vidas”.

Já o terceiro lugar foi ocupado por Túlio Costa, da Escola Estadual Doutor Simão Tamm Fortes. “A lição que fica é que devemos aproveitar as oportunidades que surgem em nossa vida. Estou muito feliz por ter meu relato reconhecido”.

Outros ganhadores

  • Ana Clara Xavier, da Escola Estadual Cândido Portinari
  • Danielle Alana Camargos, da Escola Estadual Guilhermino de Oliveira
  • Aliccia Roberta Marinho Nogueira, da Escola Estadual Firmo de Matos
  • Karolynne Ferreira, da Escola Estaduaç Professor Caetano
  • Melissa Cristine de Almeida, da Escola Estadual José Mesquita de Carvalho
  • Júlia de Souza Galvão, da Escola Estadual Olegário Maciel
  • Rafaela Fernandes Santos, da Escola Estadual Padre Matias
  • Wivelton Yuri de Jesus, da Escola Estadual Geraldo Jardim
  • Raiandra Caroline, da Escola Estadual Caio Nelson
  • Bernardo Rodrigues Dias, da Escola Estadual Henrique Diniz
  • Tamires Isabelly, da Escola Estadual Laura das Chagas Ferreira
  • Laisa Tavares, do Instituto de Educação Minas Gerais
  • Erick Lucas, da Escola Estadual Presidente Antônio Carlos

Confira os três textos vencedores

Leia-os na íntegra aqui.

 Galeria de fotos

Confira aqui os flashes do evento.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN