Notícias | 10 de março de 2023 | Fonte: Qualicorp

Programa de atenção à saúde da Qualicorp incentiva idosos a praticarem o hábito da leitura

Alguns dos participantes do Qualiviva visitam a Biblioteca Mário de Andrade. Foto: Qualicorp/Divulgação

Integrantes do Qualiviva – nome dado à iniciativa – se reuniram no dia 8 de março, na Biblioteca Mário de Andrade, para debater sobre o livro Mulheres que Correm com os Lobos

A Qualicorp, maior plataforma de escolha de planos de saúde do Brasil, promoveu na última quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a visita de clientes à Biblioteca Mário de Andrade, localizada no centro de São Paulo. A ação foi realizada por meio do programa de atenção à saúde Qualiviva com objetivo de estimular o hábito de ler como forma de lazer em grupo.

Os participantes do encontro debateram o livro Mulheres que Correm com os Lobos, best-seller da autora norte-americana, Clarissa Pinkola Estés, que retrata o papel feminino na sociedade e suas mudanças com o passar do tempo.

A visita à biblioteca marca a primeira reunião externa do Clube de Leitura do Qualiviva neste ano. A iniciativa teve início em 2020, durante o período de isolamento devido à pandemia de Covid-19 os encontros ocorreram on-line. Além dos debates acerca do livro do mês, a equipe de curadoria do grupo já organizou visitas a centros culturais como MASP e Pinacoteca. 

Segundo Liliane Pace, diretora de Inteligência Médica da Qualicorp, o programa oferece uma abordagem que coloca o cliente e suas necessidades em primeiro plano. “Mais do que promover um envelhecimento ativo, queremos proporcionar aos participantes uma experiência que vai além do suporte médico, mas que engloba ações educativas, de acolhimento e cuidado individualizado”, explica a médica.

O Clube de Leitura surgiu como uma forma de promover o bem-estar completo dos segurados, que envolve cuidado físico, mental e social. Sendo assim, o objetivo das atividades é estimular a memória, a cognição e ampliar a rede de comunicação dos clientes, incentivando a capacidade criativa e interações sociais.

Atualmente, o clube é um benefício oferecido aos clientes do programa Qualiviva, como iniciativa para estreitar o relacionamento com este público, além de promover atividades focadas no bem-estar e qualidade de vida, proporcionando uma experiência completa em saúde. 

O beneficiário Deneval Tarchiani, 82 anos, participa do Qualiviva desde sua criação e o considera uma grande iniciativa e diferencial da Qualicorp. “Além de ter me auxiliado durante o período de isolamento da pandemia, me proporcionou conhecer espaços de cultura. Moro em São Paulo há 60 anos e não conhecia o MASP, a Pinacoteca e a Biblioteca Mário de Andrade, por exemplo, e o programa me trouxe essas experiências”, destaca.

Para Sueli Pozzani, 70 anos, o programa é essencial e destaca a atenção da equipe e interações como o Clube de Leitura que proporcionam trocas saudáveis. “Eu divido meu tempo entre São Paulo e o Guarujá, e sempre que tem alguma atividade do Qualiviva me programo para participar. É sempre muito gratificante”.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN