Notícias | 25 de novembro de 2003 | Fonte: Seguros em Dia

Mercado discute o combate à fraude

Acabou há pouco o workshop sobre “Fraude em Seguro”, da 2ª Conseguro. Durante sua palestra, o ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Zaqueu Teixeira, apontou que as fraudes têm se multiplicado em todos os níveis nos últimos anos e que a melhor forma de combate-la é com a união dos setores envolvidos. “É importante a constante troca de informações entre as seguradoras para coibir a ação de fraudadores”, disse Teixeira, ressaltando que as companhias também podem estabelecer parcerias com o setor público para melhorar o nível de informações e punir os criminosos.
Ele disse que a Secretaria Nacional de Segurança Pública estuda a criação de um documento de Identidade Nacional, o que poderia minimizar as fraudes. “Muitos fraudadores possuem várias identidades em estados diferentes onde aplicam os mesmos golpes. Por isso é importante a criação de um documento único de identidade”.
A Fenaseg está investindo no Plano Integrado de Prevenção a Fraude. O projeto prevê 36 ações, que serão postas em ação nos próximos dois anos, para minimizar os efeitos da fraude no mercado de seguros. Entre as principais medidas estão a geração de um banco de dados único, campanha institucionais, estreitar as relações com o poder público, trabalhar para evitar a impunidade para os criminosos, estabelecer um código de ética para o mercado.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN