Notícias | 17 de janeiro de 2022 | Fonte: CQCS

Informação sobre indenização negada após idoso supostamente morrer por conta de vacina é falsa

O site boatos.org apurou que não é verdadeira a notícia publicada inicialmente por um blog francês, e que tem circulado nas redes sociais, inclusive no Brasil, segundo a qual a seguradora teria negado indenização à família de idoso supostamente morto após se vacinar contra a Covid-19. “Na França, o Gabinete Nacional de Compensação de Acidentes Médicos (Oniam) é o responsável por cobrir todos os custos de um eventual problema com a vacinação. Alguns seguros de vida podem ter exigências em relação ao estado de saúde do segurado. Apesar disso, todas as exigências são especificadas em contrato, antes da assinatura, e não surgem da noite para o dia. A própria Federação Francesa de Seguros afirmou que a vacinação não invalida os contratos de seguro”, desmente o site. 

Segundo o boato divulgado e que causou apreensão nas redes sociais, o idoso teria morrido em decorrência de complicações da vacinação e a indenização foi negada porque o idoso sabia das possíveis complicações. 

O site boatos.org aponta que a falta de detalhes, de fontes confiáveis e da origem da informação são indícios claros de que se trata de uma fake news. “A pandemia rendeu centenas de fake news sobre as vacinas contra a Covid-19. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas”, diz o texto explicativo do site. 

Outros pontos “estranhos” verificados pelo site foram a inexistência de nomes das pessoas envolvidas (o básico no jornalismo), detalhes sobre como o idoso teria morrido, nem informações sobre como teriam comprovado que a morte estaria relacionada à vacina, dentre outros. “A partir daí, descobrimos que o site usado como fonte da história, na verdade, é um blog que já publicou diversas outras notícias falsas”, aponta o texto do desmentido.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN