Notícias | 12 de junho de 2023 | Fonte: CQCS l Ítalo Menezes

Fraudes no Seguro Auto podem ser identificadas por Inteligência Artificial

As fraudes no seguro auto representam um problema constante para as grandes seguradoras. Tendo em vista essa problemática, as seguradoras buscam métodos para identificar possíveis fraudes e começam a implementar o uso de inteligência artificial nesse processo. É o caso da AutoInsp, que desenvolveu um sistema de análise de sinistros para seguradoras. As informações são do site Auto Esporte. 

O processo funcionará da seguinte forma: ao abrir um sinistro, o analista da seguradora deve acessar a plataforma para enviar relatos, imagens e documentos sobre a ocorrência. A inteligência artificial processa o material e cruza os dados com outros sinistros para determinar a probabilidade de fraude. O sistema é capaz de informar ainda se o relato do acidente é coerente com as deformações físicas do carro, mas a decisão final sobre a fraude é do analista da seguradora.

“A tecnologia serve para auxiliar a tomada de decisões humanas. Quando o relato do acidente é processado pela IA, o engenheiro responsável pela análise consegue verificar rapidamente a coerência e veracidade dos fatos”, diz João Lottermann, CEO da AutoInsp.

A AutoInsp espera que a inteligência artificial reduza o número de fraudes de seguros. Segundo a Federação Interamericana de Empresas e Seguros (Fides), as fraudes nos sinistros geram perdas anuais em torno de US$ 50 bilhões só na América Latina (R$ 246 bilhões na conversão direta).

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN