Notícias | 13 de novembro de 2023 | Fonte: Insurtalks

Estratégias inovadoras para expandir o alcance das Seguradoras

Desenvolver estratégias focadas no cliente É indispensável investir em práticas que priorizem a experiência do cliente, uma vez que eles são os responsáveis por consumir e garantir o funcionamento das empresas. A satisfação do cliente é fundamental para retenção e recomendação, pois usuários satisfeitos têm a tendência a compartilhar suas experiências positivas, ampliando indiretamente o alcance da seguradora.

Conversar com clientes ativos pode ser mais proveitoso do que atrair novos clientes

Não é incomum supor que a quantidade de associados traz maior rentabilidade para a empresa. No entanto, alguns fatores indicam que focar nos segurados já existentes pode ser mais vantajoso, pois conquistar novos clientes requer mais gastos. Conforme aponta o portal Independent Insurance Agents of Dallas, o setor de seguros possui maiores custos de aquisição de clientes do que qualquer outra indústria. Os gastos seriam, em média, de sete a nove vezes mais altos para as seguradoras adquirirem uma nova clientela do que manter os clientes associados. 

É imprescindível acompanhar toda a jornada do segurado

Por conta dos altos gastos, é visto como mais econômico preservar os clientes que já se tem, explorando a oferta de novos produtos e serviços de análise de riscos. Dito isso, é preciso atender às necessidades desses clientes, acompanhando toda sua jornada como segurado em diversos canais.

Uso de tecnologias avançadas para melhorar experiência do cliente

Por conta dos altos gastos, é visto como mais econômico preservar os clientes que já se tem, explorando a oferta de novos produtos e serviços de análise de riscos. Dito isso, é preciso atender às necessidades desses clientes, acompanhando toda sua jornada como segurado em diversos canais.

Abundância de dados da IA generativa se transforma em informações valiosas

O mesmo princípio acima se aplica à subscrição, em que a abundância de dados é transformada em informações valiosas. Além disso, as seguradoras, como empresas em geral, estão incorporando a IA generativa em diversas áreas, incluindo investigações. Por exemplo, a análise manual dos lucros de empresas em setores de interesse ou a compreensão das dinâmicas de ramos de negócios específicos costumava ser uma tarefa demorada. No entanto, a IA generativa é capaz de consolidar e apresentar essas informações em questão de segundos. Mesmo que a avaliação não seja infalível, a possibilidade de adicionar uma camada adicional de IA para identificar erros representa um avanço significativo no aprimoramento das operações.

Como a IA e o aprendizado de máquina estão desenvolvendo as insurtechs

Uma questão de extrema importância surge: de que forma a Inteligência Artificial (IA) e o Aprendizado de Máquina (ML), também conhecido como Machine Learning, estão moldando o cenário das insurtechs? A resposta reside na capacidade conjunta de modelos de IA e ML em analisar vastas quantidades de dados, abrangendo desde históricos de reclamações até padrões climáticos e informações geográficas, proporcionando uma avaliação de risco mais precisa. Especificamente, os algoritmos de ML são proficientes na análise de imagens, documentos e dados sensoriais, acelerando significativamente o processamento de sinistros ao avaliar danos e estimar valores. Além disso, a modelagem preditiva auxilia as seguradoras a identificar clientes com perfil de alto risco, possibilitando uma precificação mais acurada e recomendações de cobertura mais adequadas às necessidades individuais. Além de facilitar o processo de contratação, a partir dos avanços tecnológicos é possível obter mais agilidade nos serviços de suporte, por exemplo, através dos Chatbots.

O que pode estar dificultando a integração das novas tecnologias no setor

Se por um lado as inteligências artificiais funcionam como potencializadoras dos processos e serviços securitários, a função de utilização de dados pode não ser extremamente eficiente. O processo de aprendizado de máquina, ao analisar dados de forma interativa, pode não ser facilmente compreensível, como aponta o Insurance Thought Leadership, refletindo acerca da utilização das IAs como ferramenta de automação de tarefas e otimização de recursos para a subscrição. Além disso, afirmam que “sem a devida transparência sobre a forma como os sistemas de subscrição de IA chegam às conclusões, as equipas de subscrição não confiarão no sistema para tomar decisões corretas e as transportadoras ficarão vulneráveis ​​aos riscos de serem consideradas tendenciosas”. Com isso, é válido que as seguradoras demonstrem transparência, e sejam precisas e justas na precificação do seu sistema de IA para obter a confiança e a retenção dos clientes. 

Novo sistema da Susep promove aumento de credibilidade das seguradoras

Em busca de aumentar a confiabilidade do segurado e garantir menor chance de riscos, a Susep lançou um novo sistema que permite que os consumidores pesquisem o(s) seguro(s) que contém aberto(s) em seu nome, detectando as apólices registradas, e se o segurado reconhece os serviços que foram contratados com a empresa. A iniciativa também beneficia as seguradoras, uma vez que proporciona mais confiança nos clientes. Em recente entrevista, o superintendente – Alessandro Octaviani – acerca do sistema revelou: “Toda disciplina jurídica que trata desses dados é fundamental, seja a política de defesa cibernética, como a LGPD. […] A Susep está muito atenta, isso para nós é algo muito central”.  A oferta do órgão é extremamente interessante e contribui para a reputação da seguradora, fornecendo a transparência necessária e demonstrando a devida regulamentação, o que repassa ao cliente proteção e confiança.

Youse atinge número expressivo de aprovação devido à facilidade de recurso tecnológico

Na primeira metade de 2023, a Youse – maior insurtech da América Latina– alcançou mais de 53 mil registros de serviços acionados, sendo 80% desse total por meio do aplicativo. O recurso de geolocalização, disponibilizado no app, tem como intuito otimizar o atendimento ao cliente, oferecendo maior facilidade na solicitação de serviços. Por este motivo, a empresa atingiu um indicador significativo de satisfação dos usuários, que contou com 97% de aprovação.  A postura da Youse demonstra um alto nível de inteligência no uso de ferramentas tecnológicas práticas para atender às necessidades e demandas dos clientes, fomentando a retenção e ampliando o prestígio da seguradora.

É preciso ter um compromisso constante com a inovação, a eficiência e a satisfação do cliente

Ao adotar estratégias inovadoras, investir em tecnologias de ponta e buscar soluções criativas, as companhias de seguro podem não apenas expandir seu alcance, mas também fortalecer sua posição no mercado, proporcionando soluções relevantes a uma variedade de públicos. Além disso, trabalhar para agradar cada vez mais os clientes associados pode ser uma jogada excelente, aproveitando o uso da tecnologia avançada para permitir a melhora da experiência do cliente de forma efetiva. Portanto, o caminho para o sucesso envolve um compromisso constante com a inovação, a eficiência e a satisfação do cliente, permitindo que as seguradoras continuem a desempenhar um papel fundamental na proteção e segurança financeira de um público cada vez mais diversificado.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN