Notícias | 28 de maio de 2025 | Fonte: Diário de Goiás

Empresário denuncia plano de saúde por cirurgia mal sucedida na coluna

Márcio Lima, 49 anos, um empresário da comunicação, iniciou um processo para tornar públicos os problemas decorrentes de uma cirurgia ortopédica na coluna pelo plano de saúde da Hapvida que, segundo ele, foi tão mal sucedida que lhe causou uma sequela permanente. Márcio conta que passou por uma cirurgia de artrodese na coluna lombar em 23 de dezembro do ano passado e desde então está de cama.

Segundo o relato, foi necessária uma segunda cirurgia com outro profissional fora do plano, que o paciente acabou pagando, ao preço de R$ 140 mil. “Eu tenho um relatório de que a [primeira] cirurgia não teve procedimento correto, eu tenho um laudo médico [dizendo isso]”, afirmou ao Diário de Goiás nesta terça-feira (27).

Ele disse que decidiu expor o assunto antes mesmo de solicitar o ressarcimento do plano de saúde depois que soube da sequela. “Eu só sou um cidadão indignado, que desde dezembro está sofrendo. Fiquei acamado 50 dias, não resolvi meu problema, e estou acamado de novo. E tenho que ficar com a sequela na perna esquerda, que é o chamado pé de bailarina. Vou ficar com o pé caído”, lamentou.

O empresário disse que soube da demissão do médico responsável pela cirurgia e que vai acionar judicialmente a Hapvida, a empresa que forneceu pinos para o procedimento nas vértebras e também o profissional que realizou a cirurgia. Ele afirma que busca reparação financeira e moral.

Mas expor o ocorrido nos meios de comunicação e entrar na Justiça não é tudo o que ele planeja fazer. Márcio disse que também pretende se dedicar a mobilizar pessoas que sofrem com planos de saúde.

“Independente deles fazerem a restituição, porque [isso] é garantido por lei. Eu vou puxar essa pauta do descaso dos planos de saúde, dos erros médicos que os planos de saúde estão fazendo com as pessoas”, declarou. Ele afirmou que nos próximos dias vai dar entrada nos processos relativos ao caso e depois vai utilizar espaços públicos de denúncia, como a Tribuna Livre, Câmara Municipal, para tornar seu caso mais conhecido.

Confira a nota da Hapvida na íntegra:

NOTA À IMPRENSA

A empresa reforça seu compromisso em garantir o melhor atendimento aos seus beneficiários, sempre baseada em critérios técnicos e nas melhores práticas assistenciais.

Esclarece também que o paciente recebeu estruturas hospitalar e médica para o melhor tratamento que o quadro de saúde exigia.

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